segunda-feira, 9 de março de 2015

Cerveja e gastronomia uma combinação perfeita

Grande parcela da população acredita que o Vinho é a bebida certa para harmonizar com aquele jantar perfeito que você quer oferecer em sua casa. O motivo para isso é talvez o fato de acharem o Vinho uma bebida nobre, elegante e sofisticada.

Não é o meu caso. Nunca fui muito fã do vinho, não tenho nada contra, mas foi uma bebida que nunca me agradou muito, talvez o fato de eu ter tido a pior ressaca da minha vida com o “famoso” Sangue de Boi, vinho de qualidade duvidosa, tenha colaborado para que eu criasse uma certa distância desse tipo de bebida.

Antigamente quando ia para um jantar mais sofisticado, ia com o bom e velho uísque 12 anos. Não era uma boa combinação, mas na verdade não me importava muito em harmonização.

Só depois que sai da matrix das cervejas populares e comecei a me deliciar as cervejas especiais, seja nacional ou internacional, foi que despertei para combinação entre comida e bebida.

O mundo da gastronomia aos poucos se abre para as cervejas especiais, aqui mesmo em João Pessoa já existe alguns lugares onde podemos encontrar cervejas diferenciadas no cardápio, como é o caso da Videira Enogastronomia, localizada na Edson Ramalho em Manaíra onde tive a satisfação de saborear uma excelente Chimay Blue no jantar.

Particularmente, desde que iniciei a degustar boas brejas, sempre busquei estudar sobre cervejas, através de blogs, documentário, livros e revistas. E graças a esse estudo vi que existia uma gama de possibilidade de harmonização entre os vários tipos de cervejas e a gastronomia.

Essa descoberta me propiciou um novo hobby: Cozinhar.


Não sou um grande chef de cozinha, todavia, uma vez ou outra gosto de preparar alguma receita diferente para harmonizar com alguma cerveja que pretendo degustar com amigos ou até mesmo sozinho. Nesse último sábado, por exemplo, tive o prazer de preparar um prato novo, Farfalle ao molho Gorgonzola com Camarão, que harmonizou magnificamente com a excelente St. Bernardus Tripel.

Farfalle com molho de camarão e gorgonzola
harmonizando com a St. Bernardus Tripel


Outra possibilidade de harmonização é, acredite se quiser, com sobremesas. Já fiz em outras ocasiões Petit Gateau para harmonizar com alguma Imperial Stout ou torta de morango para degustar uma fruit-beer.

Westmalle Dubbel com Petit Gateau


Cerveja e gastronomia são sim uma combinação perfeita, as possibilidades de harmonizações são enormes, basta apenas um pouco de pesquisa e ousadia.


Cheers!!!

2 comentários:

  1. Boa tarde, Mestre Cervejeiro. Adoro harmonizar cervejas importadas com queijos, e gostaria da sua opinião. Quais as melhores cervejas para harmonizar com Kiqueijo e Pippos de Queijo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta com as comerciais que é tudo feito de milho mesmo

      Excluir