terça-feira, 26 de março de 2013

Schneider Aventinus Weizen-Eisbock – Do acaso para uma das melhores que já degustei





Anos atrás a cervejaria alemã Schneider descobriu por acaso a magnífica e esplêndida cerveja que falo hoje, a Schneider Aventinus Weizen-Eisbock. São várias as datas que se falam sobre essa história, uns dizem que ela ocorreu na década de 1940, outros dizem que ocorreu há mais tempo, em seu site oficial não encontrei nenhuma informação sobre a data. O que se sabe e se tem realmente conhecimento é como ocorreu o descobrimento dessa extraordinária cerveja.

A Alemanhã, no período da descoberta da Schneider Aventinus Weizen-Eisbock, passava por um rigoroso inverno, com temperaturas baixíssimas. A cervejaria Schneider, uma das maiores da Alemanha, transportava suas cervejas por todo o país em barris sem ter um controle das temperaturas. Como alguns dos caminhos para entrega as cervejas eram bem longos, alguns barris transportados ficaram por muito tempo em temperaturas baixas demais o que ocasionou o congelamento das cervejas, com isso parte do líquido congelou e consequentemente foi retirado, deixando um conteúdo diferente do esperado, com mais álcool e com sabor bem diferenciado.  Ao saber do ocorrido, o mestre cervejeiro da Schneider, resolveu então produzir esse “erro” intencionalmente dentro da fábrica, conseguindo assim produzir essa cerveja, que nasceu do acaso, mas que hoje é uma das melhores que já degustei.

A Schneider Aventinus Weizen-Eisbock é uma cerveja do estilo Weizenbock com 12% de teor alcoólico que possui coloração marrom escura com creme de ótima formação, todavia pouca persistência, ficando restrita a lateral do copo. No aroma de início é possível sentir a presença de maçã seguida de um pouco de banana e melaço, já no final sentimos um leve chocolate. No sabor temos banana, melaço, chocolate e tostado. Apesar do alto teor alcoólico, o álcool não é percebido. Ótimo equilíbrio e drinkability. É uma das minhas favoritas.

O copo ideal para servir a Schneider Aventinus Weizen-Eisboock é o weizen e a temperatura ideal é entre 4 e 8ºC.

Para uma boa harmonização a sugestão para acompanhar a degustação seria pato ao molho de frutas ou carne de porco recheado de ameixas secas e bolo de frutas.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Chope da Heineken em João Pessoa



Sexta-feira foi inaugurado mais uma boa opção aos degustadores de uma boa cerveja. Trata-se do Bazza Beer localizado no Mag Shopping, no piso do Cinespaço.

O Bazza Beer tem como diferencial ser o único lugar da Paraíba que é possível encontrar o chope* da Heineken. Encontra-se também outras opções de cerveja, sendo que em long neck, como a brasileira Xingu e as mexicanas Dos Equis e Sol, assim como a holandesa Amstel que foi encomendada, porém não chegou para a inauguração.

Como fã da Heineken na versão engarrafada não podia me furtar do “dever” de experimentar ela na versão chope. Apesar de não haver lá tantas diferenças, a versão chope é bem mais saborosa e refrescante, além de sua espuma ser bem mais cremosa e resistente.

PS: Há também a versão em garrafa da Heineken, mas convenhamos, se o diferencial é o chope, porque alguém iria querer beber na versão em garrafas que encontramos em todos os bares?

* Apesar de muitos acreditarem que o certo é Chopp, o correto mesmo é Chope.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Have a Nice Beer: Petrus



Há pouco mais de 2 anos, se alguém me fizesse a seguinte pergunta:

- Ivo qual o país da cerveja?

Eu responderia sem pestanejar que o país da cerveja era a Alemanha. Não sei o que me fazia ter tanta certeza sobre isso, talvez pela festa Oktoberfest, ou por conta dos filmes onde os alemães sempre passaram a imagem de grandes bebedores de cerveja. Não sei ao certo, o fato é que eu tinha essa impressão que a Alemanha era o país das cervejas, e acredito que não sou o único a ter essa opinião, visto que, sempre que alguém vem falar comigo sobre cerveja, uma das primeiras coisas que me perguntam é sobre as cervejas alemãs, de como elas devem ser maravilhosas.

Entretanto, hoje minha resposta seria completamente diferente, vou mais alem, antigamente eu nem sonharia com essa resposta. Nos dias atuais depois de já ter degustado muita cerveja boa e outras nem tanto, eu responderia que a Bélgica é o país das cervejas. Não falo isso em relação ao número de cervejarias (apesar de serem inúmeras não sei se é o país com o maior número), falo em relação à qualidade das cervejas produzidas naquele país. Não é segredo para ninguém que as belgas são as melhores cervejas que já degustei (como é possível ver no ranking que fiz para o post as melhores de 2012).

Em janeiro deste ano eu me associei ao clube Have a Nice Beer, e para o meu deleite as cervejas do mês passado foram de uma microcervejaria belga que não conhecia e nem nunca havia ouvido falar, o bom de associar-se a algum clube de cerveja é justamente isso ter a oportunidade de conhecer cervejas novas escolhidas por eles, e no caso específico do Have A Nice Beer eles sempre buscam brejas que ainda não são  vendidas no Brasil.

As cervejas do mês de janeiro foram as Petrus Speciale e a Petrus Oud Bruin da cervejaria Bavik (no Brasil o nome adotado pelas cervejas foi Petrus, porém, há países que o nome da cerveja é o mesmo da cervejaria). A cervejaria foi fundada em 1894 na cidade de Bavikhove por Avolphe de Brabandere, um fazendeiro que decidiu parar de produzir cerveja para consumo próprio e começar a ganhar dinheiro produzindo cervejas para vender, junto com seu filho Joseph que foi o primeiro mestre cervejeiro da Bavik, todavia o sucesso da cervejaria só veio anos depois pelas mãos dos netos do fazendeiro e idealizador: Joseph, Ignace e Vicent.

Petrus Speciale


A Petrus Speciale é uma cerveja do tipo Belgian Pale Ale com 5,5% de teor alcoólico, que possui uma coloração âmbar translúcida com creme branco de boa formação e persistência mediana. Emn seu aroma encontramos o herbal do lúpulo com uma leve presença de dulçor. Já em sabor temos um início mais adocicado que aos poucos vai ficando levemente amargo.

O copo ideal para degustação da Petrus Speciale é a tulipa, devendo ser servida na temperatura entre 6 e 10ºC.

Petrus Oud Bruin


A Petrus Oud Bruin é uma cerveja do tipo Oud Bruin ou Flanders Brown Ale com 5,5% de teor alcoólico com uma coloração preta opaca e creme de boa formação e persistência mediana, essa breja é uma da mais diferentes que já degustei. Seu aroma muda aos poucos conforme a mudança da temperatura indo de frutas como ameixas e uva passas para frutas cítricas no final. No sabor logo no início temos um pouco de azedo característicos dos espumantes e no final temos um dulçor caramelizado com um pouco de vinho do porto também.

O copo ideal para degustação da Petrus Oud Bruin são a tulipa e o snifter, devendo ser servida na temperatura entre 8 e 12ºC.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!



Blog MESA DE BAR com Ivo Medeiros mais uma vez foi notícia. Dessa vez foi no Blog do clube de cervejas CluBeer, numa postagem ainda do ano passado, mas que vim a ver a pouco tempo.

Na postagem Os Blogueiros da Cerveja, o pessoal do CluBeer citam nominalmente 30 blogs e sites dedicados ao mundo cervejeiro, resumindo em poucas linhas o que podemos encontrar em cada blog.

Descrição do MESA DE BAR com Ivo Medeiros pelo pessoal do CluBeer:
“Ivo Medeiros relata em seu blog Mesa de Bar suas experiências com os mais variados estilos e rótulos de cerveja. Análises profundas acompanhadas de sugestões e dicas fazem deste blog uma leitura perfeita para quem realmente aprecia a famosa bebida fermentada.”

Obrigado pessoal do CluBeer!!!