quinta-feira, 20 de junho de 2013

João Pessoa, cervejas e os preços absurdos!!



Antes de tudo, gostaria de pedir desculpa pelos pouco mais de dois meses ausentes. Nesse período estive bastante ocupado com projetos pessoais. Hoje volto ao MESA DE BAR com Ivo Medeiros com um texto que já queria ter escrito há algum tempo, todavia com a falta de oportunidade, fui adiando, já havia iniciado até um resumo, com os temas que iria abordar hoje.

Alguns amigos e leitores do blog sempre me perguntam se aqui em João Pessoa é possível encontrar boas cervejas. Minha resposta é praticamente a mesma sempre: É possível sim. 


Aqui em nossa cidade já existe uma loja só de cerveja, há duas lojas de conveniência com boas quantidades de cervejas especiais, o Pão de Açúcar tem algumas boas opções de rótulos internacionais, há pouco tempo também abriu uma franquia de uma loja de cervejas no Manaíra Shopping, até uma loja especializada em bebidas (uísques e vinhos) começou a investir em cervejas especiais. Além disso, alguns bares e restaurante, mesmo que de forma muito, muito lenta começaram a colocar em seus cardápios algumas (poucas) cervejas que não seja Skol, Heineken, Brahma, Schin, Devassa ou Antarctica.

Agora existe uma pergunta que sempre se esquecem de fazer, mas eu nunca deixo de responder: E os preços, das cervejas?

Bem amigos, ai é outra história.

Os caras estão abusando e muito dos preços das cervejas, estão aproveitando que a grande maioria do público não tem o conhecimento dos valores das cervejas, para poderem ter um lucro exorbitante. Empresários, não me levem a mal, não estou dizendo aqui que vocês não devem ter lucros, claro que não é isso. Vivemos num mundo capitalista, o lucro é essencial, lógico que é, mas convenhamos um lucro de mais de 100% é um pouco exagerado não acham?

Para vocês terem uma ideia a franquia do Mr Beer, que abriu no Manaíra Shopping, é conhecida nacionalmente pelos seus preços altos. Agora pasmem vocês que os valores cobrados pelos estabelecimentos aqui da cidade, estão fazendo com que as cervejas do Mr Beer estejam com preços bem em contas.

Pois é, a MR Beer com preços em conta, vocês acreditam nisso?

Agora sejamos justos com o Pão de Açúcar, lá tem boas opções de cervejas com preços acessíveis. Os preços estão tão justos que dono de um dos estabelecimentos que vende cerveja foi lá e comprou todo o lote da cerveja belga Leffe Blond ao preço de R$ 7,49 e levou para vender por algo em torno de R$ 15,00. Fazendo justiça, este mesmo estabelecimento no início tinha bons preços, onde comparando com os da internet, teríamos um acréscimo de até R$ 5,00 o que se levarmos em consideração que pelas lojas virtuais precisamos pagar frete, os preços deles valiam a pena, mas com o aumento da procura os preços subiram de forma inexplicável, um exemplo foi uma Pilsner Urquell que começou sendo vendida por R$ 18,00 e na última vez que procurei essa cerveja pra presentear um amigo, me assustei com o valor de R$ 27,00.

É por essas e outras que deixei de comprar cervejas especiais em lojas físicas aqui em João Pessoa, entretanto, toda regra tem sua exceção, e eu tenho duas: uma é quando estou muito querendo uma cerveja diferente e não tenho nenhuma em casa, apelo para o Pão de Açúcar (bem que eles podiam aumentar a variedade das cervejas por lá), a outra é quando vou presentear algum amigo por seu aniversário ou alguma conquista.

Meu lugar preferido para comprar cervejas, via de regra, é meu computador, basta ter acesso à internet, pois lá faço a festa, principalmente se tiver alguma promoção de frete fixo grátis ou fixo a partir de determinado valor. E pelo visto eu não sou o único, aparentemente o dono de outro estabelecimento aqui de João Pessoa também faz suas comprar pelos sites (vide foto) e vende as cervejas com os preços ainda mais elevados, veja o exemplo da Baden Baden Chocolate de uma cervejaria de Campos do Jordão que é encontrada por no máximo R$ 23,00 pela internet e lá no estabelecimento dele é vendida por R$ 49,90. Agora me digam se não é melhor comprar pela internet, pelo preço vendido por ele, eu posso comprar mais de uma.

Atualmente existe uma porção de sites especializados em cervejas. Entre os que eu mais utilizo estão: Beer4u, Cerveja Store e o Nono Bier , além desses sites que são especializados em cervejas, também compro bastante no Submarino e no Americanas que possuem uma boa variedade por lá e quase sempre o frete é bem camarada. Outrossim, faço parte do clube de cervejas por assinatura Have A Nice Beer e recebo em casa mensalmente 4 cervejas internacionais (em março as brejas foram nacionais), já falei aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros sobre os clubes de cervejas por assinaturas, gosto bastante da ideia dos clubes em si e se pudesse faria assinaturas em outros, mas a verba está curta e nem só de cerveja vive o homem (rsrs).

É meus amigos, beber em João Pessoa é possível, mas com os preços que estão cobrando por aqui, é difícil você ser um apreciador de uma boa cerveja, o negócio é se você tiver oportunidade, comprar pela internet ou então você será refém dos preços ABSURDOS que estão cobrando por aqui.

terça-feira, 26 de março de 2013

Schneider Aventinus Weizen-Eisbock – Do acaso para uma das melhores que já degustei





Anos atrás a cervejaria alemã Schneider descobriu por acaso a magnífica e esplêndida cerveja que falo hoje, a Schneider Aventinus Weizen-Eisbock. São várias as datas que se falam sobre essa história, uns dizem que ela ocorreu na década de 1940, outros dizem que ocorreu há mais tempo, em seu site oficial não encontrei nenhuma informação sobre a data. O que se sabe e se tem realmente conhecimento é como ocorreu o descobrimento dessa extraordinária cerveja.

A Alemanhã, no período da descoberta da Schneider Aventinus Weizen-Eisbock, passava por um rigoroso inverno, com temperaturas baixíssimas. A cervejaria Schneider, uma das maiores da Alemanha, transportava suas cervejas por todo o país em barris sem ter um controle das temperaturas. Como alguns dos caminhos para entrega as cervejas eram bem longos, alguns barris transportados ficaram por muito tempo em temperaturas baixas demais o que ocasionou o congelamento das cervejas, com isso parte do líquido congelou e consequentemente foi retirado, deixando um conteúdo diferente do esperado, com mais álcool e com sabor bem diferenciado.  Ao saber do ocorrido, o mestre cervejeiro da Schneider, resolveu então produzir esse “erro” intencionalmente dentro da fábrica, conseguindo assim produzir essa cerveja, que nasceu do acaso, mas que hoje é uma das melhores que já degustei.

A Schneider Aventinus Weizen-Eisbock é uma cerveja do estilo Weizenbock com 12% de teor alcoólico que possui coloração marrom escura com creme de ótima formação, todavia pouca persistência, ficando restrita a lateral do copo. No aroma de início é possível sentir a presença de maçã seguida de um pouco de banana e melaço, já no final sentimos um leve chocolate. No sabor temos banana, melaço, chocolate e tostado. Apesar do alto teor alcoólico, o álcool não é percebido. Ótimo equilíbrio e drinkability. É uma das minhas favoritas.

O copo ideal para servir a Schneider Aventinus Weizen-Eisboock é o weizen e a temperatura ideal é entre 4 e 8ºC.

Para uma boa harmonização a sugestão para acompanhar a degustação seria pato ao molho de frutas ou carne de porco recheado de ameixas secas e bolo de frutas.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Chope da Heineken em João Pessoa



Sexta-feira foi inaugurado mais uma boa opção aos degustadores de uma boa cerveja. Trata-se do Bazza Beer localizado no Mag Shopping, no piso do Cinespaço.

O Bazza Beer tem como diferencial ser o único lugar da Paraíba que é possível encontrar o chope* da Heineken. Encontra-se também outras opções de cerveja, sendo que em long neck, como a brasileira Xingu e as mexicanas Dos Equis e Sol, assim como a holandesa Amstel que foi encomendada, porém não chegou para a inauguração.

Como fã da Heineken na versão engarrafada não podia me furtar do “dever” de experimentar ela na versão chope. Apesar de não haver lá tantas diferenças, a versão chope é bem mais saborosa e refrescante, além de sua espuma ser bem mais cremosa e resistente.

PS: Há também a versão em garrafa da Heineken, mas convenhamos, se o diferencial é o chope, porque alguém iria querer beber na versão em garrafas que encontramos em todos os bares?

* Apesar de muitos acreditarem que o certo é Chopp, o correto mesmo é Chope.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Have a Nice Beer: Petrus



Há pouco mais de 2 anos, se alguém me fizesse a seguinte pergunta:

- Ivo qual o país da cerveja?

Eu responderia sem pestanejar que o país da cerveja era a Alemanha. Não sei o que me fazia ter tanta certeza sobre isso, talvez pela festa Oktoberfest, ou por conta dos filmes onde os alemães sempre passaram a imagem de grandes bebedores de cerveja. Não sei ao certo, o fato é que eu tinha essa impressão que a Alemanha era o país das cervejas, e acredito que não sou o único a ter essa opinião, visto que, sempre que alguém vem falar comigo sobre cerveja, uma das primeiras coisas que me perguntam é sobre as cervejas alemãs, de como elas devem ser maravilhosas.

Entretanto, hoje minha resposta seria completamente diferente, vou mais alem, antigamente eu nem sonharia com essa resposta. Nos dias atuais depois de já ter degustado muita cerveja boa e outras nem tanto, eu responderia que a Bélgica é o país das cervejas. Não falo isso em relação ao número de cervejarias (apesar de serem inúmeras não sei se é o país com o maior número), falo em relação à qualidade das cervejas produzidas naquele país. Não é segredo para ninguém que as belgas são as melhores cervejas que já degustei (como é possível ver no ranking que fiz para o post as melhores de 2012).

Em janeiro deste ano eu me associei ao clube Have a Nice Beer, e para o meu deleite as cervejas do mês passado foram de uma microcervejaria belga que não conhecia e nem nunca havia ouvido falar, o bom de associar-se a algum clube de cerveja é justamente isso ter a oportunidade de conhecer cervejas novas escolhidas por eles, e no caso específico do Have A Nice Beer eles sempre buscam brejas que ainda não são  vendidas no Brasil.

As cervejas do mês de janeiro foram as Petrus Speciale e a Petrus Oud Bruin da cervejaria Bavik (no Brasil o nome adotado pelas cervejas foi Petrus, porém, há países que o nome da cerveja é o mesmo da cervejaria). A cervejaria foi fundada em 1894 na cidade de Bavikhove por Avolphe de Brabandere, um fazendeiro que decidiu parar de produzir cerveja para consumo próprio e começar a ganhar dinheiro produzindo cervejas para vender, junto com seu filho Joseph que foi o primeiro mestre cervejeiro da Bavik, todavia o sucesso da cervejaria só veio anos depois pelas mãos dos netos do fazendeiro e idealizador: Joseph, Ignace e Vicent.

Petrus Speciale


A Petrus Speciale é uma cerveja do tipo Belgian Pale Ale com 5,5% de teor alcoólico, que possui uma coloração âmbar translúcida com creme branco de boa formação e persistência mediana. Emn seu aroma encontramos o herbal do lúpulo com uma leve presença de dulçor. Já em sabor temos um início mais adocicado que aos poucos vai ficando levemente amargo.

O copo ideal para degustação da Petrus Speciale é a tulipa, devendo ser servida na temperatura entre 6 e 10ºC.

Petrus Oud Bruin


A Petrus Oud Bruin é uma cerveja do tipo Oud Bruin ou Flanders Brown Ale com 5,5% de teor alcoólico com uma coloração preta opaca e creme de boa formação e persistência mediana, essa breja é uma da mais diferentes que já degustei. Seu aroma muda aos poucos conforme a mudança da temperatura indo de frutas como ameixas e uva passas para frutas cítricas no final. No sabor logo no início temos um pouco de azedo característicos dos espumantes e no final temos um dulçor caramelizado com um pouco de vinho do porto também.

O copo ideal para degustação da Petrus Oud Bruin são a tulipa e o snifter, devendo ser servida na temperatura entre 8 e 12ºC.