![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCJYWRksMZZO-Z0_dZLkdlegyOGH_7J78VdMvzP1ALtkV3lEAh3iCyK-QMdX1GdHzohwkvLSo9JEbVoNADRZn9Wz9y-K4PFRRaD1wv9QxuaLjc-mjLhOHmcGgCqdhRCuctnNbSzNyOxL3n/s1600/1795+02.jpg)
O segredo das cervejas tchecas, mas especificamente as da
cidade de Budweis, é a que as cervejas são fabricadas sob rigoroso e
tradicional processo do mais elevado padrão estabelecido desde 2004 pelo DOC – Documento de Origem Controlada, que
foi determinado pela União Europeia as cervejarias produzidas na cidade.
O controle da BMP (Budejovicky Mestansky Pivovar) é ainda
mais rigoroso, visto que é a própria que produz e prepara seu próprio malte, a água
vem de uma fonte própria retirada de mais de 270 metros abaixo da terra, e
utiliza o famoso lúpulo Saaz.
Já falei anteriormente no post “Wäls Petroleum – Uma cervejaespetacular” que as cervejas oriundas da República Tcheca e da Bélgicas, eram,
na minha opinião, as melhores cervejas do mundo, sendo os tchecos a produzir as
melhores Pilsener que já degustei, e com a 1795 continuo com a mesma opinião,
apesar de não ser tão boa quanto sua concorrente Czechvar, a 1795 é uma cerveja
excelente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWyquJGVxBW0IXymxUchrwD7JHoyJsthQ82naQ5L2d9NY8XzoD3dhR2o-8ozE5rl3Nvib8zbZqq0C7oanve89vxYwiDL4dCxuEV_e_3rzh9lqH3C_oaY4FxxvSlCTRrkJw1ghcYEqEW6Ck/s200/1795.jpg)
A 1795 possui 4,7% de teor alcoólico, tendo uma coloração amarela clara, com pouca formação de espuma e com pouca persistência. Em seu aroma predomina o lúpulo, já em seu sabor um refrescante amargor ao degustar a 1795.
A temperatura para degustar a 1795 é entre 0 e 4ºC e o seu copo
ideal é o Pilsner, Tulipa, Pokal e Willybecher.
Para uma harmonização perfeita, a 1795 tem que servida com
amendoim, batata frita, casquinha de siri, hambúrguer, queijo cheddar, salpicão,
frango assado, lingüiça de frango, pizza, caranguejo, peixe frito, camarão e
feijoada.
Estava presente e degustamos juntos essa cerveja Pilsner, porém ao provar ontem Pilsner Urquell constatei que ela esta muito abaixo da Czechvar e da melhor a Urquell.
ResponderExcluirEspero ansioso pelo seu comentário sobre a cerveja Urquell .
Abraço
Mestre Danilo,
ExcluirA Pilsner Urquel irei degustá-la esse final de semana e provavelmente irei aproveitar para fazer o próximo post com ela, para aproveitar e fazer uma comparação com a 1795 e com a tbm já postada aqui no blog, a Czechvar.
Concordo que a 1795 fica abaixo da Czecvhar, que para mim até agora é a melhor Pilsen.
Que venha a Urquell então...
Forte abraço
Das cervejas Tchecas que já bebi a 1795 é a mais fraca, agora se for para comparar com as nacionais, ela é um espetáculo.
ResponderExcluirMestre Rafael,
ExcluirPor enquanto só posso fazer uma comparação com a Czechvar, que como disse a 1795 não é tão boa como aquela, porém achei ela uma cerveja agradável, e realmente não tem nem como comparar as Pilsener Tchecas com as nacionais, elas estão a anos-luz de distância. Agora, é preciso ser justo, essa diferença anos-luz se dá em relação as cervejas "comerciais", temos algumas nacionais, conhecidas como cervejas artesanais que são melhores, todavia, mesmo estas estão longe das Pilsener Tchecas.
Forte abraço e volte sempre.
Valeu a experiência mas concordo com os outros dois comentaristas: achei a 1795 um tanto fraca demais. Não como sinônimo de ruim, mas achei exageradamente suave. No mesmo dia, mais tarde, acabei bebendo a fantástica Urquell, mas vou esperar o próximo post para falar sobre ela.
ResponderExcluirRessalve-se que quando fui beber a 1795 ela estava um pouco mais gelada do que eu acho apropriado, o que pode ter prejudicado o seu sabor, mas imagino que seja opnião unânime que ela, de fato, é muito suave.
Abraço, Ivo.
Ps.: Hoje é o dia de Santo Agostinho que, pelo que me dizem, é o padroeiro dos cervejeiros. Vale a pena uma homenagem gelada ao rapaz aí!
Mestre Tiago,
ResponderExcluirRealmente a 1795 em relação as outras Tchecas ela deixa um pouco a desejar mesmo. Futuramente irei falar sobre a Urquell aqui.
Boa lembrança, hj dia de Santo Agostinho merece comemoração em grande estilo.
Abraços