terça-feira, 2 de maio de 2023

Coors Banquet

 

Olá! Depois de um longo hiato, estou aqui de volta.

 

Pois é, volto a escrever sobre cerveja, depois de quase 7 anos. Por que parei? Não me pergunte, não faço ideia, talvez pela correria do dia-a-dia. Contudo, o importante é que voltei e pretendo dar continuidade ao Mesa de Bar com Ivo Medeiros.

 

Fiquei me perguntando, qual seria a cerveja ideal para chegar, chegando, para voltar com a corda toda. E a resposta sempre era a mesma de sempre, indecisão.

 

Pois, uma cerveja que eu consideraria ideal, você leitor, poderia não ter a mesma opinião e essa indefinição sempre adiava a minha volta. Por causa disso, decidi por uma cerveja, que desde que a vi pela primeira vez nos filmes/series, fiquei curioso e sempre tive vontade de bebê-la, mesmo sabendo que se tratava de uma cerveja sem muitos atrativos, porém o apelo afetivo e minha curiosidade me faziam querer conhecer a famosa Coors Banquet.

 




O destino quis que eu tivesse contato com a breja americana no final do ano passado, quando viajando em lua de mel, eu e minha esposa nos deparando com ela no catalogo de cervejas de um restaurante que fomos em Santigo-Chile.

 

A Coors, para quem ainda não a conhece é uma cerveja americana do estilo Standard American Lager de 5% de teor alcóolico. O que me causava curiosidade, era que quando a via nos filmes e series, o formato da garrafa, que se diferenciava e muito com as garrafas aqui do Brasil.

 

O formato mais bojudo e baixo de sua garrafa é conhecido como Stubby e foi introduzido no mercado em 1935, como forma de ganhar espaço no armazenamento e no transporte das cervejas.

 

A Coors Banquet é uma cerveja americana de massa, que disputa mercado com outras grandes como a Budweiser e Miller. Possi uma coloração dourada com espuma de pouquíssima duração. O aroma achei fraco, não consegui identificar muita coisa, quanto ao sabor, achei refrescante, ideal para um dia ensolarado, com notas do lúpulo herbáceo, com final seco. Boa drinkability.

 

Para uma melhor degustação, a temperatura ideal para ser servida é entre 0-4ºC no copo de chope. Podendo ser harmonizada com crustáceos, peixes, saladas, hambúrgueres e pizzas.





Na minha experiência, harmonizei minha Coors Banquet com um bom hambúrguer e batata em uma caneca gelada, eu sei que deixar o copo congelado não é bom, mas estava em outro país e o garçom não entendeu o que eu dizia. 

 

Cheers!!! 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Grimor nº18

Ontem, os adoradores da cerveja de João Pessoa marcaram presença lotando a inauguração do Mestre-Cervejeiro.Com que abriu aqui em nossa cidade. E claro que eu não poderia deixar de comparecer.

O estabelecimento bem agradável, com boa música, ótimas cervejas e garçons que sabem diferenciar uma ipa de uma stout, algo que para os desentendidos pode parecer besteira, mas que é de extrema importância e faz uma grande diferença.

E para a minha bela e grata surpresa, conheci a A GRIMOR nº18.




A cerveja mineira é a única cerveja produzida com levedura genuinamente brasileira.

- E o que danado é levedura?

Levedura são fungos que são utilizados para fermentar a cerveja.

A minha surpresa, foi porque não tinha conhecimento de leveduras brasileiras. Sabia da plantação do lúpulo em terras brasileiras, mas não da levedura.

A GRIMOR nº18 é uma Belgian Blond Ale com 6,5% com coloração dourada com média formação de espuma branca. Aroma e sabor destaca-se bem o malte, mas sem exagero, fazendo um belo equilíbrio entre dulçor e amargor.


Vale apena conferir...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Mestre-Cervejeiro.com em João Pessoa

Eu sei, eu sei... faz tempo que não escrevo aqui no blog.

É que infelizmente, ou felizmente, o tempo anda muito corrido devido a compromissos profissionais, 2015 foi um ano de muito trabalho e dedicação à advocacia, o que me afastou um pouco do MESADE BAR com Ivo Medeiros.

Tentarei voltar a escrever com mais regularidade, para expandir um pouco mais a cultura cervejeira pelas terras tabajaras.

Hoje venho aqui para falar de uma ótima novidade para os amigos que apreciam a boa e verdadeira cerveja!

Amanhã, quinta-feira 14/01, às 19h será oficialmente inaugurada à loja/bar Mestre-Cervejeiro.com que fica localizada na Rua São Gonçalo, 452, Loja 107, Manaíra.

O estabelecimento tem aproximadamente 300 rótulos de cervejas especiais, acredito que seja o maior acervo de brejas aqui em nossa João Pessoa.







Além das cervejas, você ainda encontra na loja muitas opções ligadas ao mundo cervejeiro, como por exemplo: quadros de tampinhas, camisas com estampas de cervejas, taças de cristal, entre outros objetos de decoração.




O proprietário do estabelecimento, João Paulo, em conversa com o MESA DE BAR com Ivo Medeiros, disse que a inauguração irá contar com a presença de Daniel Wolff, detentor da marca Mestre-Cervejeiro.com e de Vinicius Masutti, sommelier de cervejas da franquia. Ademais, o food truck da Sonho Doce estará estacionado em frente a loja no horário da inauguração.

Com a abertura do Mestre-Cervejeiro.com quem ganha somos todos nós que adoramos cerveja, pois assim, ganhamos mais uma excelente opção de beber uma boa breja num lugar agradável.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Domingo (cervejeiro) diferente

João Pessoa terra de belas praias e povo bonito e acolhedor, todavia, falta a nossa cidade um grande, ou até mesmo mediano, evento cervejeiro e neste último domingo foi dado uma demonstração de que a capital paraibana tem público para eventos desse tipo.



O Emporium 42 em parceria com o Pão com Gergelim e o mestre-cervejeiro Gustavo Wiering fizeram um evento inédito aqui em terras tabajaras. Em pleno domingo, vários cervejeiros se encaminharam ao bar especializado em cervejas nacionais e internacionais, para acompanhar de perto uma brassagem em céu aberto de uma cerveja do tipo Pilsener.


O evento foi uma ótima oportunidade para brejeiros paraibanos conhecer o processo de fabricação de sua bebida preferida. A participação da hamburgueria artesanal Pão com Gergelim também foi um diferencial, onde foi possivel harmonizar um burguer de qualidade com cerveja especial.


Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Espero que não parem nesse evento, que só faz engrandecer o movimento cervejeiro em nosso estado.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Cerveja e gastronomia uma combinação perfeita

Grande parcela da população acredita que o Vinho é a bebida certa para harmonizar com aquele jantar perfeito que você quer oferecer em sua casa. O motivo para isso é talvez o fato de acharem o Vinho uma bebida nobre, elegante e sofisticada.

Não é o meu caso. Nunca fui muito fã do vinho, não tenho nada contra, mas foi uma bebida que nunca me agradou muito, talvez o fato de eu ter tido a pior ressaca da minha vida com o “famoso” Sangue de Boi, vinho de qualidade duvidosa, tenha colaborado para que eu criasse uma certa distância desse tipo de bebida.

Antigamente quando ia para um jantar mais sofisticado, ia com o bom e velho uísque 12 anos. Não era uma boa combinação, mas na verdade não me importava muito em harmonização.

Só depois que sai da matrix das cervejas populares e comecei a me deliciar as cervejas especiais, seja nacional ou internacional, foi que despertei para combinação entre comida e bebida.

O mundo da gastronomia aos poucos se abre para as cervejas especiais, aqui mesmo em João Pessoa já existe alguns lugares onde podemos encontrar cervejas diferenciadas no cardápio, como é o caso da Videira Enogastronomia, localizada na Edson Ramalho em Manaíra onde tive a satisfação de saborear uma excelente Chimay Blue no jantar.

Particularmente, desde que iniciei a degustar boas brejas, sempre busquei estudar sobre cervejas, através de blogs, documentário, livros e revistas. E graças a esse estudo vi que existia uma gama de possibilidade de harmonização entre os vários tipos de cervejas e a gastronomia.

Essa descoberta me propiciou um novo hobby: Cozinhar.


Não sou um grande chef de cozinha, todavia, uma vez ou outra gosto de preparar alguma receita diferente para harmonizar com alguma cerveja que pretendo degustar com amigos ou até mesmo sozinho. Nesse último sábado, por exemplo, tive o prazer de preparar um prato novo, Farfalle ao molho Gorgonzola com Camarão, que harmonizou magnificamente com a excelente St. Bernardus Tripel.

Farfalle com molho de camarão e gorgonzola
harmonizando com a St. Bernardus Tripel


Outra possibilidade de harmonização é, acredite se quiser, com sobremesas. Já fiz em outras ocasiões Petit Gateau para harmonizar com alguma Imperial Stout ou torta de morango para degustar uma fruit-beer.

Westmalle Dubbel com Petit Gateau


Cerveja e gastronomia são sim uma combinação perfeita, as possibilidades de harmonizações são enormes, basta apenas um pouco de pesquisa e ousadia.


Cheers!!!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Qual a melhor cerveja popular??

Desde que comecei com o MESA DE BAR com Ivo Medeiros, eu me deparo com a pergunta “Qual a melhor cerveja popular?”



Particularmente, das cervejas populares, que gosto mais e sempre peço nos bares quando não há cervejas especiais é a Heineken.

“Ivo e se não tiver Heineken no bar?”
 
Bem, nesse caso, peço a mais gelada, pois francamente não vejo diferença entre as outras cervejas. Uma prova disso foi um teste-cego em que participei e só acertei uma única cerveja, a Liber, errei inclusive a Heineken, minha popular preferida.    

Então você me pergunta:

“Se você errou inclusive a Heineken, como você a acha a melhor?”

Difícil explicar, talvez no teste cego por já ter bebido outras, o sabor delas tenha me atrapalhado, realmente não sei, todavia, acho a Heineken uma cerveja com preço bastante acessível que possui um pouco de qualidade.

Voltando a pergunta inicial então, para mim, a resposta seria Heineken e em segundo lugar estaria qualquer outra...

Cheers!!!


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parceria entre Ambev e Wäls bom ou ruim?

Não se fala em outro assunto no mundo cervejeiro que não seja a parceria entre a gigante AB-Imbev (AmBev) e a cervejaria mineira Wäls.

A notícia da parceria entre as duas cervejarias pegou todo mundo de surpresa: empresários do ramo, blogueiros e, principalmente, os bebedores.

Li e reli vários matérias sobre a parceria Ambev e Wäls. Indiscutível que sempre há aquela sensação que a gigante queira acabar com a concorrência comprando-a e extinguindo-a.

Todavia, acredito que o mercado das cervejas especiais no Brasil é uma realidade e vem crescendo a cada ano. Sendo assim, creio que a Ambev tem interesse nessa parcela do mercado.

A Wäls é uma cervejaria que almeja sempre levar aos seus clientes produtos de boa qualidade, mas por que não querer vender em quantidade?

Acredito, dou um voto de confiança, que a parceria entre as duas cervejarias será boa para o mundo das cervejas especiais.  


Cheers!!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

4ª Degustação CHAT BEER

No ultimo sábado tive a satisfação de participar da 4ª Degustação CHAT BEER, evento muito bem planejado e organizado pelo amigo Danilo Grisi que soube escolher muito bem as cervejas a serem degustadas.


O evento teve a presença de 12 participantes dividido em 04 grupos com 03 degustadores cada: o signatário, Danilo Grisi e Thiago Cavalcante; Eduardo, Felipe Ribeiro e Cláudio; Thiago Grisi, Aliandro e Henrique; Thiago Saldanha, Pedro Rangel e Pedro Catão.



Os rótulos escolhidos foram: Stillwater Classica Tropical, Stillwater Debutante, Prairie Ale, North Coast Brother Thelmonious, Green Flash West Coast IPA, Sixpoint Resin, North Coast Old Stock Ale e Evil Twin I Love You With My Stout.

Stillwater Classica Tropical

Stillwater Debutante

Prairie Ale

North Coast Brother Thelmonius

Green Flash West Coast IPA

Sixpoint Resin

North Coast Old Stock Ale

Evil Twin I Love With My Stout

Quando vi a relação das brejas, fiquei particularmente ansioso por três delas:
- Prairie Ale – uma saison com bretta, considerada uma das melhores cervejas do estilo lá nos EUA;
- North Coast Brother Thelmonious – sou fã do estilo Belgian Strong Dark Ale;
- Sixpoint Resin – uma Imperial IPA com 103 de IBU.

Posso afirmar sem sombra de dúvidas que todas as 3 me surpreenderam bastante, alias todos os 8 rótulos degustados superaram, e muito, minhas expectativas.


Para harmonizar tivemos variados tipos de queijos, presuntos pães e patês que realçavam ainda mais os sabores e aromas das cervejas degustadas.




Iniciativas como essa do confrade Danilo Grisi, de unir amigos em torno de bom papo, cerveja de qualidade  e boa música, é importantíssimo para o mercado cervejeiro de nosso estado (que vem crescendo aos poucos) além de extremamente louvável e digno de todos os elogios possíveis. Parabéns!!  

Espero ansioso pela 5ª Degustação CHAT BEER, enquanto isso vou bebendo, brindando e lembrando das ótimas cervejas degustadas... Cheers!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A cerveja é benéfica ou não a saúde?

A cerveja é benéfica ou não a saúde?

Responder a pergunta acima formulada não é tão fácil como parece.

À primeira vista, muitos responderiam que cerveja não traz nenhum benefício a nossa saúde. Todavia, pesquisas pelo mundo afora, demonstram justamente o contrário, que cerveja traz sim benefícios a saúde.

O grande X da questão está na quantidade de cerveja que o indivíduo bebe por dia. O consumo moderado da cerveja todo dia traz benefícios à saúde, agora o exagero da ingestão da cerveja tem um efeito contrário, passando assim a ser lesivo a nossa saúde.

Pesquisando sobre esse tema achei uma interessante reportagem sobre o assunto, vejamos:

“Cientistas revelam novos benefícios do consumo de cerveja.
Cientistas europeus destacaram nesta terça-feira os efeitos benéficos para a saúde do consumo moderado de cerveja, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da ‘barriga de cerveja’.
O VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas, reuniu hoje cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países, entre eles Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido.
Pesquisadores espanhóis do Hospital Clínic de Barcelona, da Universidade de Barcelona e do Centro de Pesquisa Cardiovascular (CSIC-ICCC), ressaltaram os possíveis benefícios da cerveja, com e sem álcool, na saúde cardiovascular, obesidade, nutrição e prevenção do envelhecimento celular.
‘O consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral’, afirmou o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona.
Segundo ele, estudos feitos na Espanha demonstraram que a cerveja sem álcool também tem um efeito protetor perante as doenças cardiovasculares.
A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, destacou que a ingestão moderada de cerveja pode ‘favorecer a função cardíaca global’. Quanto às quantidades consideradas moderadas, foi explicado que homens podem beber dois chopps por dia e as mulheres podem beber um.
Os polifenóis, compostos encontrados majoritariamente em alimentos de origem vegetal e também na cerveja, são os que podem reduzir os riscos de ter AVC e câncer, devido a suas propriedades antioxidantes.
‘Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis que, ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios ou resistência à insulina’, explicou Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.
A doutora de saúde publica no Reino Unido Kathryn O'Sullivan desmentiu a crença que a cerveja causa ‘barriga’, já que ‘não tem qualquer base científica’. Ela explicou que o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso, mas não se feito de forma moderada.
A reidratação que a cerveja proporciona aos atletas após a realização de exercício foi outro dos aspectos destacados no evento. O médico Manuel Castillo Garzón afirmou que a cerveja, ao contrário que outras bebidas alcoólicas, apresenta pouca quantidade de álcool, muita quantidade água (95%) e potássio, capaz de reidratar os esportistas.
Dado que o exercício prolongado aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias superiores, a cerveja se coloca como um complemento alimentar propício a reduzir sua inflamação e infecção, já que contém compostos polifenóis, garantiu ele, que atua no Hospital Técnico de Munique Johannes Scherr.” 


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Deus Brut des Flandres

Uma das brejas que mais despertou minha atenção quando entrei no mundo mágico das cervejas especiais foi sem dúvida a cerveja belga Deus Brut des Flandres. Tanto pelo forte nome, que causa impacto em qualquer um, quanto pelo alto valor.

A cerveja Deus Brut des Flandres é da cervejaria belga Bosteels Brewery, fundada em 1791. A cervejaria produz outras brejas, dentre as quais, uma já tratada aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros, a Tripel Karmeliet.

O método de criação da Deus Brut des Flandres é bem diferenciado. O processo começa na Bélgica como qualquer cerveja, depois disso é transferida para França onde passa por um procedimento de champenoise, sendo fermentada em caves dos melhores espumantes franceses.

A Deus Brut des Flandres era um misto de sentimentos, uma vez que impactado pelo nome da breja eu tinha uma grande vontade de degustá-la, todavia o alto valor cobrado acabava me afastando da famosa cerveja belga.

Então no meu aniversário de 2013, o grande amigo Tácio Sousa me presenteou com uma garrafa. Na hora, quem estava presente é testemunha e viu que fiquei completamente desnorteado e atônito com o presente, tamanha era minha alegria e empolgação.

A Deus é do estilo Bière de Champagne / Bière Brut com 11,5% de teor alcoólico. Sua coloração é dourada com uma boa formação de espuma branca dá uma bela aparência a breja. É uma cerveja diferente e bem complexa. No aroma e sabor se destaca notas frutadas e florais, com um pouco de manjericão. O álcool é bastante perceptível na garganta. Em suma, é diferente de todas que já degustei até hoje, uma cerveja ímpar.

Para uma melhor degustação da Deus Brut des Flandres, é indicado bebê-la na temperatura entre 0 e 4ºC no copo do tipo flauta (copo de espumante). Deve ser harmonizada com queijo brie, gouda, gruyère e gorgonzola, pato, peru, codorna, massas com molho de tomate ou ao pesto, caviar, salmão, rosbife, truta e peixe frito.


Cheers!!! 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O atual mercado de cervejas especiais em João Pessoa-PB

Há alguns dias na casa de um amigo, enquanto degustávamos algumas IPAs americanas, fui questionado sobre o mercado das cervejas especiais aqui na Paraíba, em especial em nossa João Pessoa, o papo se desenvolveu bastante e fiquei a refletir sobre o assunto.

Realmente, desde que sai da “matrix” das cervejas populares (há pouco mais de 03 anos), João Pessoa nunca viveu uma fase tão boa em si tratando de cerveja, há muito o que se melhorar é claro, todavia isso não vem ao caso no momento.

Antigamente só tínhamos a internet para poder fugir das Brahmas e Schins da vida, ou recorrer às malas de amigos que viajavam para cidades onde as cervejas artesanais eram mais acessíveis.

Com o tempo foi surgindo aqui em João Pessoa um lugar e outro onde se era possível encontrar uma cerveja com qualidade, entretanto os preços altos, muitas vezes estratosféricos, faziam com que pensássemos duas vezes antes de degustar uma cerveja em terra tabajara.

Com o número de consumidores aumentando e ficando mais exigente, o mercado pessoense foi se moldando e hoje temos vários locais onde podemos encontrar uma boa variedade de cervejas. Claro que ainda há aqueles locais onde os preços são exagerados, e infelizmente ainda são maioria, mas há pelo menos dois locais que podemos destacar aqui em João Pessoa onde encontramos boas cervejas e preços acessíveis: StopDrinks e Emporium 42.

O StopDrinks é uma loja de conveniências onde se é possível achar uísques, vodcas, vinhos, espumantes e principalmente cervejas. Lá você encontra boa diversidade de rótulos e estilos de brejas com preços que são bem próximos dos encontrados na internet, além de uma boa variedade de petiscos.

 
Já o Emporium 42 é um bar de cervejas especiais que recentemente abriu suas portas. Lá tem uma lista extensa de cervejas nacionais e importadas, também com preços acessíveis, além de ser um lugar bem aconchegante.

Graças a esses dois estabelecimentos, os consumidores de cervejas especiais de João Pessoa vêm tendo boas opções sem precisar ter que esperar por dias pela entrega.

Voltarei a falar neste tema com mais calma, por enquanto desejo a todos um 2015 repleto de muita cerveja boa em sua vida!!


Cheers!!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Melhores de 2013



O ano de 2013 foi um pouco conturbado, para mim. Todavia, para o MESA DE BAR com Ivo Medeiros foi um ano bom, passamos por várias cervejas espetaculares e outras nem tanto é verdade, mas estas foram minorias, além disso, participamos de alguns Programas de Tv e também aparecemos em algumas reportagens em sites locais e nacionais.

O MESA DE BAR com Ivo Medeiros ficou um tempo sem atualizações, pois como disse, foi um ano um pouco conturbado para mim, que acabou refletindo aqui no blog. Entretanto, voltaremos com força total  em 2014, com atualizações e algumas novidades para vocês amigos leitores.

Assim como fiz em 2013, o primeiro post do MESA DE BAR com Ivo Medeiros será meu top 10 de cervejas do ano que acabou. A regra é a mesma, entra na lista apenas as cervejas que degustei de forma inédita entre 01 de janeiro de 2013 ao dia 31 de dezembro de 2013.

As cervejas belgas continuam sendo minhas preferidas, todavia, no meu top 10 desse ano foi mais diversificado, teve 4 belgas, 2 americanas e uma holandesa, italiana, escocesa e outra dinamarquesa. Foram elas:

1 - Westvleteren 12
2 - St. Bernardus 12
3 - Pannepot 2010
4 - De Molen hel & Verdoemenis
5 - Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer Rood 2011
6 - Founders Breakfast Stout
7 - Brooklyn local 1
8 - Super Arrogant Baladin e Stone
9 - Ola Dubh 12
10 - Mikkeller 10