sábado, 10 de agosto de 2013

Tripel Karmeliet





Quem acompanha o MESA DE BAR com Ivo Medeiros sabe o quanto eu sou fã das cervejas da Bélgica, não é segredo para ninguém que as minhas brejas preferidas são de lá. A cada nova cerveja belga que degusto tenho a impressão que nasci no país errado.

Certo dia um amigo me perguntou se uma tal de Tripel Karmeliet era boa, como não havia degustado e também por não conhecer ainda, falei que não sabia, todavia perguntei de onde era a cerveja e ele respondeu que era da Bélgica. Então sem pestanejar eu disse que ele podia beber sem medo, pois sendo belga, não tinha como a cerveja ser ruim. Algum tempo depois ele me ligou dizendo que a cerveja era muito boa. Pois é, mas não sabia eu que a cerveja, que outrora meu amigo perguntou se prestava, era tão boa.

Recentemente tive o prazer em degustar uma Tripel Karmeliet, e posso afirmar com todas as letras: Ela é EXCELENTE. Com isso mais uma vez confirmo o que costumo dizer: Se a cerveja é belga, não tem erro ela é boa e vale a pena conferir.

O nome Tripel Karmeliet, que pertence à cervejaria Bosteels Brewery (que entre outras cervejas também produz as famosas Pauwel Kwak e Deus) surgiu pelo fato dela ter sido inspirada em uma antiga receita de 1679 de um monastério carmelita e por usar três tipos de grãos: cevada, trigo e aveia. Na receita apesar de usar apenas esses três tipos, eles os usam na forma maltada e não maltada, o que acaba de forma indireta tornando-se uma cerveja com seis tipos de grãos diferentes.

A Tripel Karmeliet é uma cerveja do estilo belgian tripel, que possui 8% teor alcoólico. Sua aparência é espetacular, sua coloração dourada com espuma branca cremosa de excelente formação e persistência dão um visual bonito de se ver, além de ser bem elegante. Seu aroma encontramos uma predominância de um certo dulçor com uma discreta presença de cítrico. No sabor o álcool é bem perceptível. Cerveja bem refrescante com final adocicado.

Para uma melhor degustação sugiro que utilize os copos do tipo Tulipa ou Taça. Se for um colecionador como eu, a Tripel Karmeliet possui sua própria tulipa, dou o testemunho que é um belo copo.

Para fazer um bom acompanhamento, você pode servir a breja com patês, queijos gouda, prato ou gorgonzola, pato, peru, chester, massa com molho de tomate ou molho branco, filé, bacalhau, carangueijo, caviar ou peixe frito.

domingo, 4 de agosto de 2013

MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!



Esses últimos 15 dias foram importantes para o MESA DE BAR com Ivo Medeiros.


Primeiro gravei participação no programa Bola da Vez que vai ao ar hoje, logo mais às 13h na Tv Arapuã (Rede TV, canal 14 ou para quem tiver NetTV canal 21). E na última sexta saiu uma reportagem no Portal Correio onde falei algumas coisas sobre cerveja.

Essa participação deste signatário na mídia, é o reconhecimento que o Blog MESA DE BAR com Ivo Medeiros está fazendo um bom trabalho no sentindo de difundir um pouco da cultura cervejeira no estado.

Já falei aqui e quem me conhece sabe que cerveja hoje para mim, não é apenas uma bebida. Cerveja é algo mais, é cultura. Sempre que pesquiso uma nova cerveja para postar aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros, aprendo muita coisa interessante e é isso que tento passar e transmitir a vocês, um pouco do que aprendi.


Além dessa participação no Bola da vez, preciso também fazer uma referência a participação que fiz no programa Tarde Master da TV Master em maio, quando estava muito ocupado com a prova da Oab, não tive tempo de fazer uma postagem sobre o tema.
Bem o sucesso do MESA DE BAR é graças a vocês leitores que leem, comentam, curtem e compartilham as postagens.

Muito Obrigado!!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!



Hoje no Dia Internacional da Cerveja o MESA DE BAR com Ivo Medeiros foi notícia no Portal Correio.

Pela manhã, em um rápido bate papo, conversei com o jornalista P.H.Lima sobre um assunto muito familiarizado por muitos: Cerveja. 

Conversamos sobre as cervejas internacionais, suas qualidades e presença no mercado brasileiro, além da dificuldade das microcervejarias brasileiras em competir com elas.

Para acessar a notícia é só clicar no link abaixo:

sábado, 27 de julho de 2013

Duvel




Quando conheci as cervejas especiais, passei a tê-las como um “hobby”, degustava mais para conhecê-las e por curiosidade. Depois de um tempo, à medida que ia conhecendo novas cervejas fui me distanciando das chamadas cervejas comerciais (quando falo delas, me refiro a Heineken, a única comercial que “ainda” consumo).

Atualmente, as cervejas especiais tomaram conta da minha vida, todavia, como João Pessoa ainda não vive um “boom” das cervejas especiais (o mercado cervejeiro ainda está engatinhando, confira o post João Pessoa, cervejas e os preços absurdos!! ), é claro que a Heineken não deixou minha vida por um todo, já que nos bares e restaurantes não temos muitas opções. Entretanto, em casa, ou quando vou para alguma festa, reunião, confraternizações com os amigos, sempre vou com minhas cervejas especiais.

Bem, vocês devem estar se perguntando onde entra a Duvel no meio dessa história? A resposta é que é justamente a Duvel, por ter um preço acessível aliado a uma qualidade espetacular é ela que sempre tenho em casa para essas ocasiões.

A Duvel (que significa Diabo em flamengo) pertence à cervejaria belga Moorthgat, que fica localizada na cidade Breendonk, localizada próxima a Bruxelas e Antuérpia. A história da cervejaria começou ainda no ano de 1871, e como muitas outras, era uma cervejaria familiar, com baixa produção e apenas sendo conhecida pelas redondezas.

Nossa cerveja de hoje, só veio começar a ser produzida em 1918 e inicialmente era chamada de Victory Ale. Uma breja diferente de tudo que era feito até então na Bélgica. Apenas em 1923 o nome Duvel surgiu, quando um amigo do dono da cervejaria, exclamou “que diabo de cerveja” ao tomar o primeiro gole.

Com o passar dos anos a Duvel passou por algumas mudanças até chegar à cerveja que bebemos hoje. No início o malte utilizado na fabricação era mais escuro, o que dava uma aparência mais âmbar, atualmente é utilizado um malte mais claro, o que dar a cerveja uma coloração que lembra as pilsener, sendo que com mais potencia e complexidade no aroma e sabor.

A Duvel é uma cerveja do estilo Belgian Golden Strong Ale que possui teor alcoólico de 8,5.Na aparência, podemos notar sua coloração com creme branco bastante denso que possui ótima formação e grande persistência, indo até o último gole. No aroma cítrico, já no sabor temos algo bem complexo de se analisar, encontramos o mesmo cítrico do aroma com toques levemente adocicados do malte com uma presença marcante do alcool. Excelente drinkability, com gole chamando outro gole.

Para uma degustação mais apurada da Duvel, aconselho os copos do tipo Tulipa ou uma Taça. Para uma boa harmonização sirva sua Duvel acompanhado de acarajé, gorgonzola, pato, codorna, peru, faisão, massa com molho de tomate, molho branco, ao pesto, lasanha, canelone, carneiro, bife de carne bovina, rosbife, comida chinesa, risoto, bacalhau, caranguejo, caviar, atum, salmão, truta, peixe frito, lagosta ou lula que não irá fazer feio.

Como disse acima a Duvel é uma cerveja de qualidade impressionante e além de ter um preço acessível, ela é facilmente encontrada em supermercados aqui de João Pessoa.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

João Pessoa, cervejas e os preços absurdos!!



Antes de tudo, gostaria de pedir desculpa pelos pouco mais de dois meses ausentes. Nesse período estive bastante ocupado com projetos pessoais. Hoje volto ao MESA DE BAR com Ivo Medeiros com um texto que já queria ter escrito há algum tempo, todavia com a falta de oportunidade, fui adiando, já havia iniciado até um resumo, com os temas que iria abordar hoje.

Alguns amigos e leitores do blog sempre me perguntam se aqui em João Pessoa é possível encontrar boas cervejas. Minha resposta é praticamente a mesma sempre: É possível sim. 


Aqui em nossa cidade já existe uma loja só de cerveja, há duas lojas de conveniência com boas quantidades de cervejas especiais, o Pão de Açúcar tem algumas boas opções de rótulos internacionais, há pouco tempo também abriu uma franquia de uma loja de cervejas no Manaíra Shopping, até uma loja especializada em bebidas (uísques e vinhos) começou a investir em cervejas especiais. Além disso, alguns bares e restaurante, mesmo que de forma muito, muito lenta começaram a colocar em seus cardápios algumas (poucas) cervejas que não seja Skol, Heineken, Brahma, Schin, Devassa ou Antarctica.

Agora existe uma pergunta que sempre se esquecem de fazer, mas eu nunca deixo de responder: E os preços, das cervejas?

Bem amigos, ai é outra história.

Os caras estão abusando e muito dos preços das cervejas, estão aproveitando que a grande maioria do público não tem o conhecimento dos valores das cervejas, para poderem ter um lucro exorbitante. Empresários, não me levem a mal, não estou dizendo aqui que vocês não devem ter lucros, claro que não é isso. Vivemos num mundo capitalista, o lucro é essencial, lógico que é, mas convenhamos um lucro de mais de 100% é um pouco exagerado não acham?

Para vocês terem uma ideia a franquia do Mr Beer, que abriu no Manaíra Shopping, é conhecida nacionalmente pelos seus preços altos. Agora pasmem vocês que os valores cobrados pelos estabelecimentos aqui da cidade, estão fazendo com que as cervejas do Mr Beer estejam com preços bem em contas.

Pois é, a MR Beer com preços em conta, vocês acreditam nisso?

Agora sejamos justos com o Pão de Açúcar, lá tem boas opções de cervejas com preços acessíveis. Os preços estão tão justos que dono de um dos estabelecimentos que vende cerveja foi lá e comprou todo o lote da cerveja belga Leffe Blond ao preço de R$ 7,49 e levou para vender por algo em torno de R$ 15,00. Fazendo justiça, este mesmo estabelecimento no início tinha bons preços, onde comparando com os da internet, teríamos um acréscimo de até R$ 5,00 o que se levarmos em consideração que pelas lojas virtuais precisamos pagar frete, os preços deles valiam a pena, mas com o aumento da procura os preços subiram de forma inexplicável, um exemplo foi uma Pilsner Urquell que começou sendo vendida por R$ 18,00 e na última vez que procurei essa cerveja pra presentear um amigo, me assustei com o valor de R$ 27,00.

É por essas e outras que deixei de comprar cervejas especiais em lojas físicas aqui em João Pessoa, entretanto, toda regra tem sua exceção, e eu tenho duas: uma é quando estou muito querendo uma cerveja diferente e não tenho nenhuma em casa, apelo para o Pão de Açúcar (bem que eles podiam aumentar a variedade das cervejas por lá), a outra é quando vou presentear algum amigo por seu aniversário ou alguma conquista.

Meu lugar preferido para comprar cervejas, via de regra, é meu computador, basta ter acesso à internet, pois lá faço a festa, principalmente se tiver alguma promoção de frete fixo grátis ou fixo a partir de determinado valor. E pelo visto eu não sou o único, aparentemente o dono de outro estabelecimento aqui de João Pessoa também faz suas comprar pelos sites (vide foto) e vende as cervejas com os preços ainda mais elevados, veja o exemplo da Baden Baden Chocolate de uma cervejaria de Campos do Jordão que é encontrada por no máximo R$ 23,00 pela internet e lá no estabelecimento dele é vendida por R$ 49,90. Agora me digam se não é melhor comprar pela internet, pelo preço vendido por ele, eu posso comprar mais de uma.

Atualmente existe uma porção de sites especializados em cervejas. Entre os que eu mais utilizo estão: Beer4u, Cerveja Store e o Nono Bier , além desses sites que são especializados em cervejas, também compro bastante no Submarino e no Americanas que possuem uma boa variedade por lá e quase sempre o frete é bem camarada. Outrossim, faço parte do clube de cervejas por assinatura Have A Nice Beer e recebo em casa mensalmente 4 cervejas internacionais (em março as brejas foram nacionais), já falei aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros sobre os clubes de cervejas por assinaturas, gosto bastante da ideia dos clubes em si e se pudesse faria assinaturas em outros, mas a verba está curta e nem só de cerveja vive o homem (rsrs).

É meus amigos, beber em João Pessoa é possível, mas com os preços que estão cobrando por aqui, é difícil você ser um apreciador de uma boa cerveja, o negócio é se você tiver oportunidade, comprar pela internet ou então você será refém dos preços ABSURDOS que estão cobrando por aqui.