quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parceria entre Ambev e Wäls bom ou ruim?

Não se fala em outro assunto no mundo cervejeiro que não seja a parceria entre a gigante AB-Imbev (AmBev) e a cervejaria mineira Wäls.

A notícia da parceria entre as duas cervejarias pegou todo mundo de surpresa: empresários do ramo, blogueiros e, principalmente, os bebedores.

Li e reli vários matérias sobre a parceria Ambev e Wäls. Indiscutível que sempre há aquela sensação que a gigante queira acabar com a concorrência comprando-a e extinguindo-a.

Todavia, acredito que o mercado das cervejas especiais no Brasil é uma realidade e vem crescendo a cada ano. Sendo assim, creio que a Ambev tem interesse nessa parcela do mercado.

A Wäls é uma cervejaria que almeja sempre levar aos seus clientes produtos de boa qualidade, mas por que não querer vender em quantidade?

Acredito, dou um voto de confiança, que a parceria entre as duas cervejarias será boa para o mundo das cervejas especiais.  


Cheers!!!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

4ª Degustação CHAT BEER

No ultimo sábado tive a satisfação de participar da 4ª Degustação CHAT BEER, evento muito bem planejado e organizado pelo amigo Danilo Grisi que soube escolher muito bem as cervejas a serem degustadas.


O evento teve a presença de 12 participantes dividido em 04 grupos com 03 degustadores cada: o signatário, Danilo Grisi e Thiago Cavalcante; Eduardo, Felipe Ribeiro e Cláudio; Thiago Grisi, Aliandro e Henrique; Thiago Saldanha, Pedro Rangel e Pedro Catão.



Os rótulos escolhidos foram: Stillwater Classica Tropical, Stillwater Debutante, Prairie Ale, North Coast Brother Thelmonious, Green Flash West Coast IPA, Sixpoint Resin, North Coast Old Stock Ale e Evil Twin I Love You With My Stout.

Stillwater Classica Tropical

Stillwater Debutante

Prairie Ale

North Coast Brother Thelmonius

Green Flash West Coast IPA

Sixpoint Resin

North Coast Old Stock Ale

Evil Twin I Love With My Stout

Quando vi a relação das brejas, fiquei particularmente ansioso por três delas:
- Prairie Ale – uma saison com bretta, considerada uma das melhores cervejas do estilo lá nos EUA;
- North Coast Brother Thelmonious – sou fã do estilo Belgian Strong Dark Ale;
- Sixpoint Resin – uma Imperial IPA com 103 de IBU.

Posso afirmar sem sombra de dúvidas que todas as 3 me surpreenderam bastante, alias todos os 8 rótulos degustados superaram, e muito, minhas expectativas.


Para harmonizar tivemos variados tipos de queijos, presuntos pães e patês que realçavam ainda mais os sabores e aromas das cervejas degustadas.




Iniciativas como essa do confrade Danilo Grisi, de unir amigos em torno de bom papo, cerveja de qualidade  e boa música, é importantíssimo para o mercado cervejeiro de nosso estado (que vem crescendo aos poucos) além de extremamente louvável e digno de todos os elogios possíveis. Parabéns!!  

Espero ansioso pela 5ª Degustação CHAT BEER, enquanto isso vou bebendo, brindando e lembrando das ótimas cervejas degustadas... Cheers!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A cerveja é benéfica ou não a saúde?

A cerveja é benéfica ou não a saúde?

Responder a pergunta acima formulada não é tão fácil como parece.

À primeira vista, muitos responderiam que cerveja não traz nenhum benefício a nossa saúde. Todavia, pesquisas pelo mundo afora, demonstram justamente o contrário, que cerveja traz sim benefícios a saúde.

O grande X da questão está na quantidade de cerveja que o indivíduo bebe por dia. O consumo moderado da cerveja todo dia traz benefícios à saúde, agora o exagero da ingestão da cerveja tem um efeito contrário, passando assim a ser lesivo a nossa saúde.

Pesquisando sobre esse tema achei uma interessante reportagem sobre o assunto, vejamos:

“Cientistas revelam novos benefícios do consumo de cerveja.
Cientistas europeus destacaram nesta terça-feira os efeitos benéficos para a saúde do consumo moderado de cerveja, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da ‘barriga de cerveja’.
O VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas, reuniu hoje cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países, entre eles Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido.
Pesquisadores espanhóis do Hospital Clínic de Barcelona, da Universidade de Barcelona e do Centro de Pesquisa Cardiovascular (CSIC-ICCC), ressaltaram os possíveis benefícios da cerveja, com e sem álcool, na saúde cardiovascular, obesidade, nutrição e prevenção do envelhecimento celular.
‘O consumo moderado de cerveja junto a uma dieta saudável, como a mediterrânea, ajuda a prevenir complicações cardiovasculares maiores como o infarto do miocárdio ou o acidente vascular cerebral’, afirmou o médico Ramón Estruch, do Hospital Clínic de Barcelona.
Segundo ele, estudos feitos na Espanha demonstraram que a cerveja sem álcool também tem um efeito protetor perante as doenças cardiovasculares.
A diretora do CSIC-ICCC, Linda Badimón, destacou que a ingestão moderada de cerveja pode ‘favorecer a função cardíaca global’. Quanto às quantidades consideradas moderadas, foi explicado que homens podem beber dois chopps por dia e as mulheres podem beber um.
Os polifenóis, compostos encontrados majoritariamente em alimentos de origem vegetal e também na cerveja, são os que podem reduzir os riscos de ter AVC e câncer, devido a suas propriedades antioxidantes.
‘Na cerveja, encontramos até 50 tipos de polifenóis que, ingeridos pelo organismo, têm efeitos benéficos sobre a pressão arterial, os lipídios ou resistência à insulina’, explicou Rosa Lamuela, da Universidade de Barcelona.
A doutora de saúde publica no Reino Unido Kathryn O'Sullivan desmentiu a crença que a cerveja causa ‘barriga’, já que ‘não tem qualquer base científica’. Ela explicou que o consumo excessivo de qualquer tipo de álcool pode levar ao aumento de peso, mas não se feito de forma moderada.
A reidratação que a cerveja proporciona aos atletas após a realização de exercício foi outro dos aspectos destacados no evento. O médico Manuel Castillo Garzón afirmou que a cerveja, ao contrário que outras bebidas alcoólicas, apresenta pouca quantidade de álcool, muita quantidade água (95%) e potássio, capaz de reidratar os esportistas.
Dado que o exercício prolongado aumenta o risco de doenças nas vias respiratórias superiores, a cerveja se coloca como um complemento alimentar propício a reduzir sua inflamação e infecção, já que contém compostos polifenóis, garantiu ele, que atua no Hospital Técnico de Munique Johannes Scherr.” 


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Deus Brut des Flandres

Uma das brejas que mais despertou minha atenção quando entrei no mundo mágico das cervejas especiais foi sem dúvida a cerveja belga Deus Brut des Flandres. Tanto pelo forte nome, que causa impacto em qualquer um, quanto pelo alto valor.

A cerveja Deus Brut des Flandres é da cervejaria belga Bosteels Brewery, fundada em 1791. A cervejaria produz outras brejas, dentre as quais, uma já tratada aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros, a Tripel Karmeliet.

O método de criação da Deus Brut des Flandres é bem diferenciado. O processo começa na Bélgica como qualquer cerveja, depois disso é transferida para França onde passa por um procedimento de champenoise, sendo fermentada em caves dos melhores espumantes franceses.

A Deus Brut des Flandres era um misto de sentimentos, uma vez que impactado pelo nome da breja eu tinha uma grande vontade de degustá-la, todavia o alto valor cobrado acabava me afastando da famosa cerveja belga.

Então no meu aniversário de 2013, o grande amigo Tácio Sousa me presenteou com uma garrafa. Na hora, quem estava presente é testemunha e viu que fiquei completamente desnorteado e atônito com o presente, tamanha era minha alegria e empolgação.

A Deus é do estilo Bière de Champagne / Bière Brut com 11,5% de teor alcoólico. Sua coloração é dourada com uma boa formação de espuma branca dá uma bela aparência a breja. É uma cerveja diferente e bem complexa. No aroma e sabor se destaca notas frutadas e florais, com um pouco de manjericão. O álcool é bastante perceptível na garganta. Em suma, é diferente de todas que já degustei até hoje, uma cerveja ímpar.

Para uma melhor degustação da Deus Brut des Flandres, é indicado bebê-la na temperatura entre 0 e 4ºC no copo do tipo flauta (copo de espumante). Deve ser harmonizada com queijo brie, gouda, gruyère e gorgonzola, pato, peru, codorna, massas com molho de tomate ou ao pesto, caviar, salmão, rosbife, truta e peixe frito.


Cheers!!! 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

O atual mercado de cervejas especiais em João Pessoa-PB

Há alguns dias na casa de um amigo, enquanto degustávamos algumas IPAs americanas, fui questionado sobre o mercado das cervejas especiais aqui na Paraíba, em especial em nossa João Pessoa, o papo se desenvolveu bastante e fiquei a refletir sobre o assunto.

Realmente, desde que sai da “matrix” das cervejas populares (há pouco mais de 03 anos), João Pessoa nunca viveu uma fase tão boa em si tratando de cerveja, há muito o que se melhorar é claro, todavia isso não vem ao caso no momento.

Antigamente só tínhamos a internet para poder fugir das Brahmas e Schins da vida, ou recorrer às malas de amigos que viajavam para cidades onde as cervejas artesanais eram mais acessíveis.

Com o tempo foi surgindo aqui em João Pessoa um lugar e outro onde se era possível encontrar uma cerveja com qualidade, entretanto os preços altos, muitas vezes estratosféricos, faziam com que pensássemos duas vezes antes de degustar uma cerveja em terra tabajara.

Com o número de consumidores aumentando e ficando mais exigente, o mercado pessoense foi se moldando e hoje temos vários locais onde podemos encontrar uma boa variedade de cervejas. Claro que ainda há aqueles locais onde os preços são exagerados, e infelizmente ainda são maioria, mas há pelo menos dois locais que podemos destacar aqui em João Pessoa onde encontramos boas cervejas e preços acessíveis: StopDrinks e Emporium 42.

O StopDrinks é uma loja de conveniências onde se é possível achar uísques, vodcas, vinhos, espumantes e principalmente cervejas. Lá você encontra boa diversidade de rótulos e estilos de brejas com preços que são bem próximos dos encontrados na internet, além de uma boa variedade de petiscos.

 
Já o Emporium 42 é um bar de cervejas especiais que recentemente abriu suas portas. Lá tem uma lista extensa de cervejas nacionais e importadas, também com preços acessíveis, além de ser um lugar bem aconchegante.

Graças a esses dois estabelecimentos, os consumidores de cervejas especiais de João Pessoa vêm tendo boas opções sem precisar ter que esperar por dias pela entrega.

Voltarei a falar neste tema com mais calma, por enquanto desejo a todos um 2015 repleto de muita cerveja boa em sua vida!!


Cheers!!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Melhores de 2013



O ano de 2013 foi um pouco conturbado, para mim. Todavia, para o MESA DE BAR com Ivo Medeiros foi um ano bom, passamos por várias cervejas espetaculares e outras nem tanto é verdade, mas estas foram minorias, além disso, participamos de alguns Programas de Tv e também aparecemos em algumas reportagens em sites locais e nacionais.

O MESA DE BAR com Ivo Medeiros ficou um tempo sem atualizações, pois como disse, foi um ano um pouco conturbado para mim, que acabou refletindo aqui no blog. Entretanto, voltaremos com força total  em 2014, com atualizações e algumas novidades para vocês amigos leitores.

Assim como fiz em 2013, o primeiro post do MESA DE BAR com Ivo Medeiros será meu top 10 de cervejas do ano que acabou. A regra é a mesma, entra na lista apenas as cervejas que degustei de forma inédita entre 01 de janeiro de 2013 ao dia 31 de dezembro de 2013.

As cervejas belgas continuam sendo minhas preferidas, todavia, no meu top 10 desse ano foi mais diversificado, teve 4 belgas, 2 americanas e uma holandesa, italiana, escocesa e outra dinamarquesa. Foram elas:

1 - Westvleteren 12
2 - St. Bernardus 12
3 - Pannepot 2010
4 - De Molen hel & Verdoemenis
5 - Gouden Carolus Cuvée Van de Keizer Rood 2011
6 - Founders Breakfast Stout
7 - Brooklyn local 1
8 - Super Arrogant Baladin e Stone
9 - Ola Dubh 12
10 - Mikkeller 10

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Cerveja e coleção



Quem é que nunca teve um álbum de figurinhas quando criança? Eu pelo menos todo ano colecionava o álbum de figurinhas do campeonato brasileiro, vivia pedindo dinheiro para meus pais para poder comprar os pacotes de figurinhas. Achava o máximo.


Gostava da ideia de colecionar coisas, todavia, quando fui crescendo, deixando a infância e entrando na adolescência, fui deixando de lado os álbuns de figurinhas e qualquer outra coleção que uma criança tem, como carrinhos e bonecos, para começar a ter interesses em outras coisas. Desde aquela época, nunca mais me interessei por qualquer outra coleção.

Isso até que eu saísse da Matrix das cervejas comerciais e conhecesse o mundo das verdadeiras cervejas. Pois é, depois de adulto voltei a colecionar, todavia não é colecionar por colecionar.

Não é desculpa de colecionador, ou será?

Eu explico e vocês tiram suas próprias conclusões. Como sabemos, há vários tipos de cervejas diferentes, e para cada uma delas existe um copo específico para sua degustação. E foi ai que começou minha história de coleção de copos de cervejas.

Para poder aproveitar mais as cervejas especiais, saboreando o máximo possível, precisei comprar alguns copos das cervejas que bebia. Fui comprando um, depois outro e mais outro, quando percebi já estava com 09 copos diferentes e ainda tinha muitos para comprar. Hoje minha coleção de copos possui 25 unidades bem diversificadas. Posso me dar ao luxo atualmente de poder beber qualquer estilo de cerveja em seu copo ideal (lembrando sempre que cada estilo tem pelo menos dois copos ideais para degustá-lo).

Os copos das cervejas além desse lado utilitário de beber cada estilo de cerveja em seu copo ideal, também servem como decoração. As taças, tulipas, pints, são no geral bonitos, chamativos e elegantes, deixandor seu ‘barzinho” ou móvel de copos bem mais chique e sofisticado.

Outra coisa ligada ao mundo da cerveja que comecei a colecionar, mais recentemente, foram as tampinhas e rolhas das cervejas. As tampas eu só guardo as que ainda não tenho e ainda não decidi o que fazer com elas, deixo-as em uma caixa no meu quarto. Guardo-as só para ter uma noção de quantas cervejas já degustei. Desde que decidir juntar as tampinhas inéditas, já conto com mais de 60.

Em relação as rolhas, ainda mais recente, tenho a intenção de usá-las como decoração na sala de estar. Alguns amigos tem em casa um vaso decorativo de vidro com as rolhas de vinho, acho isso bem interessante, além de bonito dá uma sensação de sofisticação ao ambiente. Pretendo fazer a mesma coisa com as de cerveja quando estiver com uma quantidade maior, hoje só conto com 15. Ao contrario das tampinhas que só guardo as que são inéditas, as rolhas eu guardo de todas as cervejas que bebo, até porque não é sempre que bebo uma cerveja que tem rolha.

Colecionar coisas relacionadas a cerveja vão muito mais além de copos e tampas. Sempre vejo na internet alguém mostrando coleção de garrafas, rótulos e outros itens.

Vez por outra me perguntam se eu não guardo as garrafas (cheias ou vazias). Sinceramente, nunca me interessei em colecionar as garrafas, principalmente cheias. Prefiro beber a cerveja a guardá-la como decoração. Quanto às garrafas vazias, também nunca me interessei, principalmente pelo simples fato de não ter lugar para isso. Os rótulos eu até pensei uma época, mas nunca consegui arrancá-los direito e logo desisti.

E vocês caros amigos, tem alguma coleção que envolva o mundo maravilhoso das cervejas? Conte sua história, divida com os outros leitores a sua coleção.

Lembrando que o MESA DE BAR com Ivo Medeiros está participando do prêmio TOPBLOG 2013 e precisa do seu voto. Para isso você só precisa clicar no selo do prêmio ai do lado ou neste link http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21405

Aproveite e curta nossa Fan Page no Facebook