quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Have A Nice Beer: Way Beer




Hoje irei apresentar duas cervejas nacionais que foram feitas exclusivamente para o Have A Nice Beer. O clube que sempre manda todo mês para seus associados cervejas importadas com exclusividade, fez uma parceria com a cervejaria paranaense Way Beer e “presenteou” pela primeira vez (como a cerveja principal do mês) os assinantes do clube com duas belas cervejas brasileiras.

A cervejaria Way Beer, que possui este nome em homenagem a escola americana que foi a inspiração para os sócios Alejandro e Alessandro foi fundada em 2010, com o intuito de fazer uma cerveja diferente, inovadora e com qualidade.

A Way Beer possui em seu cartel belas cervejas e para a parceria com o Have A Nice Beer, eles criaram a Way American IPA e Way Single Hop Summit. Duas belíssimas brejas que agradaram principalmente os lupomaníacos. O único problema era o fato delas serem em garrafas de 310ml, o que faz o degustador ficar com a sensação de “quero mais”.

Way American IPA
 

A Way American IPA é uma cerveja do tipo American India Pale Ale com 6,5% de teor alcoólico que possui uma coloração âmbar com creme branco de boa formação e média consistência. No aroma o lúpulo se faz presente e notamos bem a presença do cítrico e do herbal. Já o sabor destaca-se o amargor, todavia o final adocicado do malte criando um equilíbrio maior entre o amargo e o doce fez dessa breja a minha preferida entre as duas opções do mês de março.

O copo ideal para degustação são o pint, nonic ou tulipa. Sua temperatura para servir é entre 7 a 10ºC.

Way Single Hop Summit
 

A Way Single Hop Summit é uma cerveja do tipo American Pale Ale com 5,2% de teor alcoólico que possui uma coloração âmbar com creme branco de média formação e persistência. No aroma o cítrico do lúpulo summit se destaca bastante. Já no sabor ela possui um bom amargor com final seco, puxando outro gole urgente. Como disse achei a American IPA mais equilibrada, mas ambas são maravilhosas.

O copo ideal para degustação são o pint, nonic ou a tulipa. Sua temperatura para servir é entre 5 a 7ºC.

O Have A Nice Beer posso afirmar, que acertou em cheio na escolha das cervejas para o mês de março (estou um pouco atrasado nesta postagem eu sei). Dos 8 meses em que recebi as cervejas do clube, as cervejas são entregues aqui em João Pessoa entre os dias 15 e 22 de cada mês por isso ainda não recebi as de setembro, apenas as cervejas do mês de julho (cerveja da Holanda) e agosto (cerveja da Grécia) que não me agradaram muito, eram boas sim, porém não justificava o preço que foi pago. As Way American IPA e Way Single Hop Summit valeram cada centavo pago por elas e são provas que o clube não precisa ir tão longe para trazer aos seus associados cervejas de qualidade.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Noite de degustação


No último sábado participei de uma agradabilíssima noite de degustação orientada na casa de um amigo. Muito bem organizado a noite foi regada com boa música, boas conversas e excelentes cervejas. O clube foi formado por Danilo, Eric, Eu, Ricardo, Tiago Grisi e Tiago Saldanha.
  

Com dois dias de antecedência cada participante recebeu uma apostila contendo informações sobre as 7 cervejas que seriam degustadas na noite além de conter a ordem da degustação.

Na degustação, passamos pelas principais escolas cervejeiras do mundo. Começamos pela escola tcheca, depois fomos para a alemã, indo adiante pela inglesa, visitamos ainda a escola italiana com um toque americana, passamos um tempo na, que é a minha favorita, escola belga e finalizamos essa degustação em volta do mundo na Holanda.

O mais legal da noite é que passamos por várias escolas cervejeiras diferentes e dessa forma podíamos perceber a diferença delas entre si. Não foi só beber 7 cervejas diferentes. Afinal já teve noites em que degustei a mesma quantidade ou mais de cervejas. Nessa degustação orientada, a gente acaba conhecendo e diferenciando na mesma hora os estilos e os gostos de cada país, além do feedback ser automático, já que a medida que íamos bebendo uma nova cerveja, a gente já identificava as diferenças e debatíamos sobre elas.

As cervejas escolhidas foram:

Czechvar
País: República Tcheca
Estilo: Bohemian Pilsener
Abv: 5%

Weihenstephaner Hefe Weissbier
País: Alemanha
Estilo: Weizen/Weissbier
Abv: 5,4%

 Fuller’s Esb Ale
País: Inglaterra
Estilo: English Pale Ale
Abv: 5,9%

Super Arrogant Baladin e Stone (1 garrafa para 2 participantes)
País: Itália (feita em parceria com uma cerveja americana)
Estilo: Belgian Golden Strong Ale
Abv: 8%

Westmalle Tripel
País: Bélgica
Estilo: Belgian Tripel
Abv: 9,5%

St. Bernardus ABT 12 (1 garrafa para 2 participantes)
País: Bélgica
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Abv: 10,5%

De Molen Hel & Verdoemenis (1 garrafa para 2 participantes)
País: Holanda
Estilo: Russian Imperial Stout
Abv: 10,2%

Para harmonizar teve patola de caranguejo, presunto de Parma, salame italiano, queijos, torradas e patês que harmonizavam perfeitamente com os estilos a serem degustado durante toda a noite.

Espero que tenhamos mais noites dessas futuramente, beber uma boa cerveja é muito bom, todavia beber uma boa cerveja com amigos é melhor ainda.


Nunca é demais lembrar, se for dirigir não beba.

sábado, 10 de agosto de 2013

Tripel Karmeliet





Quem acompanha o MESA DE BAR com Ivo Medeiros sabe o quanto eu sou fã das cervejas da Bélgica, não é segredo para ninguém que as minhas brejas preferidas são de lá. A cada nova cerveja belga que degusto tenho a impressão que nasci no país errado.

Certo dia um amigo me perguntou se uma tal de Tripel Karmeliet era boa, como não havia degustado e também por não conhecer ainda, falei que não sabia, todavia perguntei de onde era a cerveja e ele respondeu que era da Bélgica. Então sem pestanejar eu disse que ele podia beber sem medo, pois sendo belga, não tinha como a cerveja ser ruim. Algum tempo depois ele me ligou dizendo que a cerveja era muito boa. Pois é, mas não sabia eu que a cerveja, que outrora meu amigo perguntou se prestava, era tão boa.

Recentemente tive o prazer em degustar uma Tripel Karmeliet, e posso afirmar com todas as letras: Ela é EXCELENTE. Com isso mais uma vez confirmo o que costumo dizer: Se a cerveja é belga, não tem erro ela é boa e vale a pena conferir.

O nome Tripel Karmeliet, que pertence à cervejaria Bosteels Brewery (que entre outras cervejas também produz as famosas Pauwel Kwak e Deus) surgiu pelo fato dela ter sido inspirada em uma antiga receita de 1679 de um monastério carmelita e por usar três tipos de grãos: cevada, trigo e aveia. Na receita apesar de usar apenas esses três tipos, eles os usam na forma maltada e não maltada, o que acaba de forma indireta tornando-se uma cerveja com seis tipos de grãos diferentes.

A Tripel Karmeliet é uma cerveja do estilo belgian tripel, que possui 8% teor alcoólico. Sua aparência é espetacular, sua coloração dourada com espuma branca cremosa de excelente formação e persistência dão um visual bonito de se ver, além de ser bem elegante. Seu aroma encontramos uma predominância de um certo dulçor com uma discreta presença de cítrico. No sabor o álcool é bem perceptível. Cerveja bem refrescante com final adocicado.

Para uma melhor degustação sugiro que utilize os copos do tipo Tulipa ou Taça. Se for um colecionador como eu, a Tripel Karmeliet possui sua própria tulipa, dou o testemunho que é um belo copo.

Para fazer um bom acompanhamento, você pode servir a breja com patês, queijos gouda, prato ou gorgonzola, pato, peru, chester, massa com molho de tomate ou molho branco, filé, bacalhau, carangueijo, caviar ou peixe frito.

domingo, 4 de agosto de 2013

MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!



Esses últimos 15 dias foram importantes para o MESA DE BAR com Ivo Medeiros.


Primeiro gravei participação no programa Bola da Vez que vai ao ar hoje, logo mais às 13h na Tv Arapuã (Rede TV, canal 14 ou para quem tiver NetTV canal 21). E na última sexta saiu uma reportagem no Portal Correio onde falei algumas coisas sobre cerveja.

Essa participação deste signatário na mídia, é o reconhecimento que o Blog MESA DE BAR com Ivo Medeiros está fazendo um bom trabalho no sentindo de difundir um pouco da cultura cervejeira no estado.

Já falei aqui e quem me conhece sabe que cerveja hoje para mim, não é apenas uma bebida. Cerveja é algo mais, é cultura. Sempre que pesquiso uma nova cerveja para postar aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros, aprendo muita coisa interessante e é isso que tento passar e transmitir a vocês, um pouco do que aprendi.


Além dessa participação no Bola da vez, preciso também fazer uma referência a participação que fiz no programa Tarde Master da TV Master em maio, quando estava muito ocupado com a prova da Oab, não tive tempo de fazer uma postagem sobre o tema.
Bem o sucesso do MESA DE BAR é graças a vocês leitores que leem, comentam, curtem e compartilham as postagens.

Muito Obrigado!!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!



Hoje no Dia Internacional da Cerveja o MESA DE BAR com Ivo Medeiros foi notícia no Portal Correio.

Pela manhã, em um rápido bate papo, conversei com o jornalista P.H.Lima sobre um assunto muito familiarizado por muitos: Cerveja. 

Conversamos sobre as cervejas internacionais, suas qualidades e presença no mercado brasileiro, além da dificuldade das microcervejarias brasileiras em competir com elas.

Para acessar a notícia é só clicar no link abaixo: