O blog MESA DE BAR com Ivo Medeiros pensando em aumentar o feedback com seus leitores cria uma fan page no facebook.
Lá você poderá interagir com outros leitores sobre suas experiência nesse mundo novo das cervejas.
Lembrando que o MESA DE BAR com Ivo Medeiros está participando do Prêmio TOPBLOG 2013, para votar é só clicar no selo ao lado ou neste link http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=21405
Este Blog é destinado aos apreciadores de uma boa cerveja. Aqui compartilharei com vocês minhas experiências com os diversos tipos das cervejas do Brasil e do Mundo.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
sábado, 7 de setembro de 2013
Dia da Independência!
Hoje 7 de setembro é o dia da
Independência do Brasil, dei uma pausa nos estudos para escrever sobre cervejas
nacionais.
O Brasil vive uma revolução de
cervejas artesanais, onde as micros e pequenas cervejarias estão se destacando e criando
cervejas inovadoras com bastante qualidades. O problema é que elas sofrem de
um mal que atinge todos os brasileiros: a alta carga tributária.
Com essa alta tributação o preço
final das cervejas artesanais é repassado para nós consumidores. Desta forma,
as cervejas nacionais acabam perdendo mercado para as brejas internacionais que
chegam aqui no Brasil com preços mais em conta do que muitas das nossas nacionais.
Li que os empresários do ramo das
cervejas artesanais, estão pressionando o governo para que cheguem a uma
solução para esse problema. Espero que realmente aconteça e que os preços das
cervejas nacionais baixem, fazendo com que o consumo delas aumentem e consequentemente
tenha tenhamos mais e mais micros e pequenas cervejarias.
Pensando em oferecer algumas
opções de cervejas nacionais para vocês, fui verificar nos estabelecimentos que
vendem cervejas aqui da cidade e fiz uma rápida pesquisa sobre algumas cervejas
nacionais que se é possível encontrar por essas bandas. Não foi uma tarefa
fácil já que as opções são poucas e em alguns lugares os preços não tão justos
(em negrito onde tem o melhor preço).
Colorado Indica
Estilo: India Pale
Ale
ABV: 7,5%
Onde encontrar: Pão de açúcar, Posto Kennedy.
Way Beer American Pale Ale
Estilo: American Pale Ale
ABV: 5,2%
Onde encontrar: Mr. Beer.
Colorado Demoiselle
Estilo: Porter
ABV: 6%
Onde encontrar: Mr. Beer e Posto Kennedy.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Have A Nice Beer: Way Beer
Hoje irei apresentar duas
cervejas nacionais que foram feitas exclusivamente para o Have A Nice Beer. O clube que sempre manda todo mês para seus associados
cervejas importadas com exclusividade, fez uma parceria com a cervejaria
paranaense Way Beer e “presenteou” pela primeira vez (como a cerveja principal
do mês) os assinantes do clube com duas belas cervejas brasileiras.
A cervejaria Way Beer, que possui este nome em homenagem a escola americana que
foi a inspiração para os sócios Alejandro e Alessandro foi fundada em 2010, com
o intuito de fazer uma cerveja diferente, inovadora e com qualidade.
A Way Beer possui em seu cartel belas cervejas e para a parceria com
o Have A Nice Beer, eles criaram a Way
American IPA e Way Single Hop Summit. Duas belíssimas brejas que agradaram
principalmente os lupomaníacos. O único problema era o fato delas serem em
garrafas de 310ml, o que faz o degustador ficar com a sensação de “quero mais”.
Way American IPA
A Way American IPA é uma cerveja
do tipo American India Pale Ale com 6,5% de teor alcoólico que possui uma
coloração âmbar com creme branco de boa formação e média consistência. No aroma
o lúpulo se faz presente e notamos bem a presença do cítrico e do herbal. Já o
sabor destaca-se o amargor, todavia o final adocicado do malte criando um equilíbrio
maior entre o amargo e o doce fez dessa breja a minha preferida entre as duas
opções do mês de março.
O copo ideal para degustação são
o pint, nonic ou tulipa. Sua temperatura para servir é entre 7 a 10ºC.
Way Single Hop Summit
A Way Single Hop Summit é uma
cerveja do tipo American Pale Ale com 5,2% de teor alcoólico que possui uma
coloração âmbar com creme branco de média formação e persistência. No aroma o cítrico
do lúpulo summit se destaca bastante. Já no sabor ela possui um bom amargor com
final seco, puxando outro gole urgente. Como disse achei a American IPA mais
equilibrada, mas ambas são maravilhosas.
O copo ideal para degustação são
o pint, nonic ou a tulipa. Sua temperatura para servir é entre 5 a 7ºC.
O Have A Nice Beer posso afirmar, que acertou em cheio na escolha das
cervejas para o mês de março (estou um pouco atrasado nesta postagem eu sei).
Dos 8 meses em que recebi as cervejas do clube, as cervejas são entregues aqui
em João Pessoa entre os dias 15 e 22 de cada mês por isso ainda não recebi as
de setembro, apenas as cervejas do mês de julho (cerveja da Holanda) e agosto
(cerveja da Grécia) que não me agradaram muito, eram boas sim, porém não
justificava o preço que foi pago. As Way American IPA e Way Single Hop Summit
valeram cada centavo pago por elas e são provas que o clube não precisa ir tão
longe para trazer aos seus associados cervejas de qualidade.
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Noite de degustação
No último sábado participei de uma agradabilíssima noite de
degustação orientada na casa de um amigo. Muito bem organizado a noite foi regada
com boa música, boas conversas e excelentes cervejas. O clube foi formado por Danilo,
Eric, Eu, Ricardo, Tiago Grisi e Tiago Saldanha.
Com dois dias de antecedência cada participante recebeu uma
apostila contendo informações sobre as 7 cervejas que seriam degustadas na
noite além de conter a ordem da degustação.
Na degustação, passamos pelas principais escolas cervejeiras
do mundo. Começamos pela escola tcheca, depois fomos para a alemã, indo adiante
pela inglesa, visitamos ainda a escola italiana com um toque americana,
passamos um tempo na, que é a minha favorita, escola belga e finalizamos essa
degustação em volta do mundo na Holanda.
O mais legal da noite é que passamos por várias escolas cervejeiras diferentes e dessa forma podíamos perceber a diferença delas entre si. Não foi só beber 7 cervejas diferentes. Afinal já teve noites em que degustei a mesma quantidade ou mais de cervejas. Nessa degustação orientada, a gente acaba conhecendo e diferenciando na mesma hora os estilos e os gostos de cada país, além do feedback ser automático, já que a medida que íamos bebendo uma nova cerveja, a gente já identificava as diferenças e debatíamos sobre elas.
O mais legal da noite é que passamos por várias escolas cervejeiras diferentes e dessa forma podíamos perceber a diferença delas entre si. Não foi só beber 7 cervejas diferentes. Afinal já teve noites em que degustei a mesma quantidade ou mais de cervejas. Nessa degustação orientada, a gente acaba conhecendo e diferenciando na mesma hora os estilos e os gostos de cada país, além do feedback ser automático, já que a medida que íamos bebendo uma nova cerveja, a gente já identificava as diferenças e debatíamos sobre elas.
As cervejas escolhidas foram:
Czechvar
País: República Tcheca
Estilo: Bohemian Pilsener
Abv: 5%
Weihenstephaner Hefe Weissbier
País: Alemanha
Estilo: Weizen/Weissbier
Abv: 5,4%
Fuller’s Esb Ale
País: Inglaterra
Estilo: English Pale Ale
Abv: 5,9%
Super Arrogant Baladin e Stone (1 garrafa para 2
participantes)
País: Itália (feita em parceria com uma cerveja americana)
Estilo: Belgian
Golden Strong Ale
Abv: 8%
Westmalle
Tripel
País:
Bélgica
Estilo: Belgian
Tripel
Abv: 9,5%
St. Bernardus ABT 12 (1 garrafa para 2 participantes)
País:
Bélgica
Estilo: Belgian
Dark Strong Ale
Abv: 10,5%
De Molen Hel & Verdoemenis (1 garrafa para 2
participantes)
País: Holanda
Estilo: Russian Imperial Stout
Abv: 10,2%
Para harmonizar teve patola de caranguejo, presunto de Parma,
salame italiano, queijos, torradas e patês que harmonizavam perfeitamente com
os estilos a serem degustado durante toda a noite.
Espero que tenhamos mais noites dessas futuramente, beber
uma boa cerveja é muito bom, todavia beber uma boa cerveja com amigos é melhor
ainda.
Nunca é demais lembrar, se for dirigir não beba.
sábado, 10 de agosto de 2013
Tripel Karmeliet
Quem acompanha o MESA DE BAR com
Ivo Medeiros sabe o quanto eu sou fã das cervejas da Bélgica, não é segredo para
ninguém que as minhas brejas preferidas são de lá. A cada nova cerveja belga que
degusto tenho a impressão que nasci no país errado.
Certo dia um amigo me perguntou se
uma tal de Tripel Karmeliet era boa, como não havia degustado e também por não
conhecer ainda, falei que não sabia, todavia perguntei de onde era a cerveja e
ele respondeu que era da Bélgica. Então sem pestanejar eu disse que ele podia
beber sem medo, pois sendo belga, não tinha como a cerveja ser ruim. Algum tempo
depois ele me ligou dizendo que a cerveja era muito boa. Pois é, mas não sabia
eu que a cerveja, que outrora meu amigo perguntou se prestava, era tão boa.
Recentemente tive o prazer em
degustar uma Tripel Karmeliet, e posso afirmar com todas as letras: Ela é
EXCELENTE. Com isso mais uma vez confirmo o que costumo dizer: Se a cerveja é
belga, não tem erro ela é boa e vale a pena conferir.
O nome Tripel Karmeliet, que
pertence à cervejaria Bosteels Brewery (que entre outras cervejas também produz
as famosas Pauwel Kwak e Deus) surgiu pelo fato dela ter sido inspirada em uma
antiga receita de 1679 de um monastério carmelita e por usar três tipos de
grãos: cevada, trigo e aveia. Na receita apesar de usar apenas esses três tipos,
eles os usam na forma maltada e não maltada, o que acaba de forma indireta
tornando-se uma cerveja com seis tipos de grãos diferentes.
A Tripel Karmeliet é uma cerveja
do estilo belgian tripel, que possui 8% teor alcoólico. Sua aparência é
espetacular, sua coloração dourada com espuma branca cremosa de excelente
formação e persistência dão um visual bonito de se ver, além de ser bem
elegante. Seu aroma encontramos uma predominância de um certo dulçor com uma
discreta presença de cítrico. No sabor o álcool é bem perceptível. Cerveja bem
refrescante com final adocicado.
Para uma melhor degustação sugiro
que utilize os copos do tipo Tulipa ou Taça. Se for um colecionador como eu, a
Tripel Karmeliet possui sua própria tulipa, dou o testemunho que é um belo
copo.
Para fazer um bom acompanhamento,
você pode servir a breja com patês, queijos gouda, prato ou gorgonzola, pato,
peru, chester, massa com molho de tomate ou molho branco, filé, bacalhau,
carangueijo, caviar ou peixe frito.
domingo, 4 de agosto de 2013
MESA DE BAR com Ivo Medeiros é notícia!!!
Esses últimos 15 dias foram
importantes para o MESA DE BAR com Ivo Medeiros.
Primeiro gravei participação no programa Bola
da Vez que vai ao ar hoje, logo mais às 13h na Tv Arapuã (Rede TV, canal 14 ou
para quem tiver NetTV canal 21). E na última sexta saiu uma reportagem no Portal
Correio onde falei algumas coisas sobre cerveja.
Essa participação deste
signatário na mídia, é o reconhecimento que o Blog MESA DE BAR com Ivo Medeiros
está fazendo um bom trabalho no sentindo de difundir um pouco da cultura
cervejeira no estado.
Já falei aqui e quem me conhece
sabe que cerveja hoje para mim, não é apenas uma bebida. Cerveja é algo mais, é cultura. Sempre que pesquiso uma nova cerveja para postar aqui no
MESA DE BAR com Ivo Medeiros, aprendo muita coisa interessante e é isso que
tento passar e transmitir a vocês, um pouco do que aprendi.
Além dessa participação no Bola
da vez, preciso também fazer uma referência a participação que fiz no programa
Tarde Master da TV Master em maio, quando estava muito ocupado com a prova da
Oab, não tive tempo de fazer uma postagem sobre o tema.
Bem o sucesso do MESA DE BAR é
graças a vocês leitores que leem, comentam, curtem e compartilham as postagens.
Muito Obrigado!!
Assinar:
Postagens (Atom)

















