terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bamberg Camila Camila



A cervejaria Bamberg, que foi fundada em 2005 pelos irmãos Alexandre, Thiago e Lucas, vêm se tornando um exemplo de cervejaria no Brasil, mostrando que é possível sim fazer boas cervejas no país. Em seu cartel, a Bamberg conta com mais de 10 tipos diferentes de cervejas e levando em conta os numerosos títulos que ela vem ganhando pelo mundo, posso afirmar que qualidade, dedicação e determinação são sinônimos desta cervejaria, mesmo tendo degustado apenas a Camila Camila.

Na Copa Cervezas de América 2012 realizada agora em setembro, além do ouro com a Camila Camila, a Bamberg foi eleita a melhor cervejaria da competição. Além desse prêmio, o ano de 2012 ainda mostrou ser mais promissor com as recentes medalhas de prata que a Bamberg ganhou no European Beer Star 2012 com sua Rauchbier e Schwarzbier.

A cerveja Bamberg Camila Camila criada em 2011 foi uma homenagem à banda Nenhum de Nós autores da música de muito sucesso Camila Camila. A letra surgiu da indignação dos integrantes da banda com a agressão que uma amiga sofria do namorado, o verdadeiro nome dela foi trocado, claro, para evitar constrangimento à garota. O rótulo diferenciado é uma interpretação que o artista gráfico André Clemente deu para a letra da música de nenhum de Nós. 



Na composição da Bamberg Camila Camila são utilizados o Lúpulo Saaz e o Malte Weyermann Floor Malted, o que mostra mais uma vez além da qualidade a inovação da cervejaria Bamberg, visto que Camila Camila é a primeira cerveja nacional a utilizar o Weyermann Floor Malted.

A cerveja Bamberg Camila Camila é sem sombra de dúvidas uma cerveja impressionante. Gosto muito das cervejas do tipo Bohemian Pilsener e de suas “irmãs” tchecas e posso afirmar que em nada essa breja nacional deixa a desejar em relação a elas. A Camila Camila é uma cerveja de coloração amarelo dourado, tendo um creme com ótima formação e persistência mediana, em seu aroma sentimos uma leve presença do lúpulo Saaz e em seu sabor um excelente equilíbrio entre o adocicado do malte com o amargor do lúpulo. Como disse anteriormente, uma cerveja que me impressionou bastante. A Bamberg Camila Camila é sem sombra de dúvidas uma das melhores cervejas nacionais que já me deparei e com certeza a melhor do estilo Pilsener feita aqui no Brasil.

A temperatura ideal para degustar a Bamberg Camila Camila é entra 5 a 7ºC, devendo ser servida nos copos Tulipa, Pokal e Willybecher. Para uma boa harmonização, à sugestão para acompanhamento da degustação é: amendoim, batata frita, casquinha de siri, acarajé, hambúrguer, queijo frescal e cheddar, salada de folhas, salpicão, frango assado ou frito, lingüiça de frango, pizza, feijoada, churrasco, comida indiana ou chinesa, caranguejo, camarão e peixe frito.

4 comentários:

  1. Realmente a Camila Camila é muito boa. Seu aroma o lúpulo saaz se faz bem presente e no sabor um delicioso equilíbrio entre o amargor do lúpulo e o dulçor do malte. Altíssima drinkability.
    Uma das nacionais que mais me agrada.

    ResponderExcluir
  2. Mestre Renan,
    Concordo, uma das minhas nacionais preferidas.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei espantado com a qualidade desta cerveja, espero que as cervejarias brasileiras pensem como a Bamberg sempre primando pela qualidade de seus produtos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo tanto com o espanto na qualidade da Bamberg Camila Camila, como no que tange na esperança das cervejarias primarem pela qualidade das cervejas que produzem.

      Excluir