quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Have a Nice Beer: Petrus



Há pouco mais de 2 anos, se alguém me fizesse a seguinte pergunta:

- Ivo qual o país da cerveja?

Eu responderia sem pestanejar que o país da cerveja era a Alemanha. Não sei o que me fazia ter tanta certeza sobre isso, talvez pela festa Oktoberfest, ou por conta dos filmes onde os alemães sempre passaram a imagem de grandes bebedores de cerveja. Não sei ao certo, o fato é que eu tinha essa impressão que a Alemanha era o país das cervejas, e acredito que não sou o único a ter essa opinião, visto que, sempre que alguém vem falar comigo sobre cerveja, uma das primeiras coisas que me perguntam é sobre as cervejas alemãs, de como elas devem ser maravilhosas.

Entretanto, hoje minha resposta seria completamente diferente, vou mais alem, antigamente eu nem sonharia com essa resposta. Nos dias atuais depois de já ter degustado muita cerveja boa e outras nem tanto, eu responderia que a Bélgica é o país das cervejas. Não falo isso em relação ao número de cervejarias (apesar de serem inúmeras não sei se é o país com o maior número), falo em relação à qualidade das cervejas produzidas naquele país. Não é segredo para ninguém que as belgas são as melhores cervejas que já degustei (como é possível ver no ranking que fiz para o post as melhores de 2012).

Em janeiro deste ano eu me associei ao clube Have a Nice Beer, e para o meu deleite as cervejas do mês passado foram de uma microcervejaria belga que não conhecia e nem nunca havia ouvido falar, o bom de associar-se a algum clube de cerveja é justamente isso ter a oportunidade de conhecer cervejas novas escolhidas por eles, e no caso específico do Have A Nice Beer eles sempre buscam brejas que ainda não são  vendidas no Brasil.

As cervejas do mês de janeiro foram as Petrus Speciale e a Petrus Oud Bruin da cervejaria Bavik (no Brasil o nome adotado pelas cervejas foi Petrus, porém, há países que o nome da cerveja é o mesmo da cervejaria). A cervejaria foi fundada em 1894 na cidade de Bavikhove por Avolphe de Brabandere, um fazendeiro que decidiu parar de produzir cerveja para consumo próprio e começar a ganhar dinheiro produzindo cervejas para vender, junto com seu filho Joseph que foi o primeiro mestre cervejeiro da Bavik, todavia o sucesso da cervejaria só veio anos depois pelas mãos dos netos do fazendeiro e idealizador: Joseph, Ignace e Vicent.

Petrus Speciale


A Petrus Speciale é uma cerveja do tipo Belgian Pale Ale com 5,5% de teor alcoólico, que possui uma coloração âmbar translúcida com creme branco de boa formação e persistência mediana. Emn seu aroma encontramos o herbal do lúpulo com uma leve presença de dulçor. Já em sabor temos um início mais adocicado que aos poucos vai ficando levemente amargo.

O copo ideal para degustação da Petrus Speciale é a tulipa, devendo ser servida na temperatura entre 6 e 10ºC.

Petrus Oud Bruin


A Petrus Oud Bruin é uma cerveja do tipo Oud Bruin ou Flanders Brown Ale com 5,5% de teor alcoólico com uma coloração preta opaca e creme de boa formação e persistência mediana, essa breja é uma da mais diferentes que já degustei. Seu aroma muda aos poucos conforme a mudança da temperatura indo de frutas como ameixas e uva passas para frutas cítricas no final. No sabor logo no início temos um pouco de azedo característicos dos espumantes e no final temos um dulçor caramelizado com um pouco de vinho do porto também.

O copo ideal para degustação da Petrus Oud Bruin são a tulipa e o snifter, devendo ser servida na temperatura entre 8 e 12ºC.

6 comentários:

  1. Oi Ivo parabéns pelo Blog.
    Ivo me diz uma coisa, esse clube have a nice beer é bom? Compensa? Não conheço muito desse mundo das cervejas, mas tou começando a gostar dessas cervejas internacionais.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Pedro primeiramente seja bem vindo ao mundo cervejeiro e ao blog. E agora obrigado pelo elogio ao MESA DE BAR com Ivo Medeiros.
      Em relação ao clube, eu comecei no mês de janeiro, e as cervejas enviadas foram boas surpresas, principalmente a Oud Bruin. Acho interessante sim a essência e a idéia do clube de cerveja.
      No mês de fevereiro houve um imprevisto com as cervejas.. Espero que se resolva logo e que nao se repita

      Excluir
  2. Ivo, parabéns pelo post e blog. Sempre que dá dou uma passada pro aqui.

    Acho muito legal esse esquema de clubes de cerveja. Já fui associado ao HANB que você cita, mas recentemente troquei para o clubeer (www.clubeer.com.br). Achei o esquema de receber 4 rótulos diferentes mais interessante para o que eu estava procurando. #ficaadica!

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Ricardo, obrigado pelo elogio e seja sempre bem vindo ao MESA DE BAR com Ivo Medeiros.
      Quando comecei a pesquisar sobre os clubes de cervejas eu fiquei em dúvida principalmente entre dois, o HANB e o CLUBEER. Decidi pelo HANB entre outros motivos por conta do frete, era metade do frete do CLUBEER.
      o futuro a Deus pertence, quem sabe se eu não siga seu exemplo e saia do HANB e aporte no CLUBEER.
      Forte Abraço

      Excluir
  3. Acredito que o Have a Nice Beer seja melhor no momento, pois o frete deles é mais em conta e vem trabalhando em fornecer exclusividades para seus sócios e vem ai no mês de março e abril exclusividades das cervejarias Way (Brasil) e Mikkelle (Dinamarca).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Danilo, justamente, além do frete ser mais em conta. Tem tbm o lance da exclusividade das brejas.
      Por enquanto estou satisfeito com o HANB.
      Forte abraço

      Excluir