sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pilsner Urquell, a original.



 A maioria dos bebedores da cerveja tem que agradecer a Pilsner Urquell pela cerveja que bebe, pois até a sua criação o mundo estava acostumado a tomar apenas cervejas escuras e encorpadas, e quando surgiu essa extraordinária cerveja com sua clareza, brilho e suavidade, encantou o mundo e fez um sucesso instantâneo que perdura até os dias atuais.

Já disse aqui em outras postagens (Apresento-lhes Czecvhar  e Conheçam a 1795) que as louras tchecas são maravilhosas, mas nenhuma se compara a original e primeira do seu estilo. A Pilsner Urquell tomou o primeiro lugar em cerveja Pilsener, que antes era ocupado pela Czechvar que caiu para segundo na minha opinião.

A Pilsner Urquell é da cervejaria Plzensky Prazdroj que fica localizada na cidade de Pilsen (República Tcheca) que fica a 90 km da capital Praga. E foi no longínquo ano de 1842 que o mestre-cervejeiro Josef Groll criou a formula da cerveja que mudaria a história do mundo da cerveja.  

Perto a fabrica da Urquell é possível localizar uma casa que funciona como um museu da cervejaria. Uma casa que retrata as casas medievais, onde se é possível encontrar documentos, objetos e fotos que cobrem toda a história da cervejaria, indo desde o antigo desenvolvimento artesanal até a produção dos dias de hoje. Além disso, o museu possui um pub (bar) para degustação do precioso líquido dourado da Pilsner Urquell.

A Pilsner Urquell é uma cerveja da família Lager do tipo Bohemian Pilsener. Possui coloração amarelo-dourado escuro, com espuma cremosa tendo média formação e persitência. Seu aroma predomina o lúpulo e em seu sabor temos no início o amargor do lúpulo com um final adocicado de melado tostado, possuindo uma excelente Drinkability. Em outras palavras, a Urquell é perfeita!!!

A temperatura certa para o consumo da Pilsner Urquell que tem 4,4% de teor alcoólico é entre 4 a 8ºC, devendo ser servida no copo Tulipa, Pilsner, Pokal e Willybecher.

Para uma degustação perfeita, sugerimos harmonizar sua Pilsner Urquell com amendoim, batata frita, castanha de caju, hamburguer, queijo frescal, minas e cheddar, frango assado e frito, linguiça de frango, pizza, lombo de porco, camarão frito, caranguejo e peixe frito.

8 comentários:

  1. Quando provei esta cerveja fiquei simplesmente impressionada, pois não pensava que uma cerveja do estilo pilsner poderia chegar a ter essa qualidade e equilíbrio de sabores, que beira a perfeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Danilo, a Pilsner Urquell tbm me impressionou bastante, ela é espetacular, perfeita mesmo.
      Forte abraço

      Excluir
  2. Não tenho muito o que dizer. Achei a cerveja maravilhosa. Há meses que eu queria prová-la e nunca tive a chance, então fiquei preocupado de achar que tanta idealização faria com que eu me decepcionasse com a Urquell. Mas não, como diz Danilo, beira a perfeição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Tiago,
      Comigo aconteceu algo inverso, por meses eu quis degustá-la para confirmar que a Czechvar era a melhor, então ao degustar a Urquell percebi o quanto estava enquanado, a Czechvar é muito boa, mas a Urquel é maravilhosa, perfeita mesmo.
      Forte Abraço

      Excluir
  3. Realmente a pilsner urquell é muito boa.
    Geralmente antes da obra prima se faz um rascunho, mas com a cerveja do tipo Pilsner foi diferente, logo a primeira cerveja já era a prórpia obra prima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Breno, pois é logo de prima chegaram a perfeição.
      Forte Abraço

      Excluir
  4. Primeiramente, parabéns pelo blog, está muito interessante.
    Estive há um mês em Praga e conheci esta maravilha de cerveja, porém, através do seu blog, pude saber o quanto ela é especial (Urquell). Valeu
    George Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre George Carvalho,
      Seja bem vindo ao MESA DE BAR com Ivo Medeiros. Degustar a Urquell em Praga deve ser maravilhoso.
      Forte Abraço e volte sempre

      Excluir