sábado, 10 de agosto de 2013

Tripel Karmeliet





Quem acompanha o MESA DE BAR com Ivo Medeiros sabe o quanto eu sou fã das cervejas da Bélgica, não é segredo para ninguém que as minhas brejas preferidas são de lá. A cada nova cerveja belga que degusto tenho a impressão que nasci no país errado.

Certo dia um amigo me perguntou se uma tal de Tripel Karmeliet era boa, como não havia degustado e também por não conhecer ainda, falei que não sabia, todavia perguntei de onde era a cerveja e ele respondeu que era da Bélgica. Então sem pestanejar eu disse que ele podia beber sem medo, pois sendo belga, não tinha como a cerveja ser ruim. Algum tempo depois ele me ligou dizendo que a cerveja era muito boa. Pois é, mas não sabia eu que a cerveja, que outrora meu amigo perguntou se prestava, era tão boa.

Recentemente tive o prazer em degustar uma Tripel Karmeliet, e posso afirmar com todas as letras: Ela é EXCELENTE. Com isso mais uma vez confirmo o que costumo dizer: Se a cerveja é belga, não tem erro ela é boa e vale a pena conferir.

O nome Tripel Karmeliet, que pertence à cervejaria Bosteels Brewery (que entre outras cervejas também produz as famosas Pauwel Kwak e Deus) surgiu pelo fato dela ter sido inspirada em uma antiga receita de 1679 de um monastério carmelita e por usar três tipos de grãos: cevada, trigo e aveia. Na receita apesar de usar apenas esses três tipos, eles os usam na forma maltada e não maltada, o que acaba de forma indireta tornando-se uma cerveja com seis tipos de grãos diferentes.

A Tripel Karmeliet é uma cerveja do estilo belgian tripel, que possui 8% teor alcoólico. Sua aparência é espetacular, sua coloração dourada com espuma branca cremosa de excelente formação e persistência dão um visual bonito de se ver, além de ser bem elegante. Seu aroma encontramos uma predominância de um certo dulçor com uma discreta presença de cítrico. No sabor o álcool é bem perceptível. Cerveja bem refrescante com final adocicado.

Para uma melhor degustação sugiro que utilize os copos do tipo Tulipa ou Taça. Se for um colecionador como eu, a Tripel Karmeliet possui sua própria tulipa, dou o testemunho que é um belo copo.

Para fazer um bom acompanhamento, você pode servir a breja com patês, queijos gouda, prato ou gorgonzola, pato, peru, chester, massa com molho de tomate ou molho branco, filé, bacalhau, carangueijo, caviar ou peixe frito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário