sexta-feira, 25 de maio de 2012

Apresento-lhes Czecvhar



Para começar em grande estilo, a primeira cerveja que irei apresentar é a Czechvar, que é dita por muitos como uma das melhores cervejas do tipo lager pilsner do mundo, e que com certeza é a melhor larger que já tive o prazer de degustar até hoje.
  
O nome complicado se deve ao fato que esta maravilhosa cerveja tem origem na República Tcheca, e por lá a mesma possui uma outra nomenclatura. Seu nome original é Budweiser Budvar da cervejaria Budejovicky Budvar, porém graças a uma disputa judicial com a americana Budweiser, que resultou em um acordo no ano de 1939, a Budweiser Budvar não pode utilizar seu nome original nos países das Américas, passando-se assim a chamar-se Czechvar naqueles países. A escolha do nome Czecvhar vem da junção entre Tcheco (Czech) + cervejaria (Pivovar).

A cervejaria Budejovicky Budvar produz cervejas desde o longínquo ano de 1265, porém a Budweiser Budvar (nossa Czechvar) só começou a ser produzida no ano de 1895, na cidade Budweis na República tcheca, e desde então vem ganhando admiradores ao redor do mundo.

Minha história com a Czechvar teve início em janeiro deste ano e posso dizer que foi paixão ao primeiro gole. Esta cerveja Tcheca tem a combinação certa entre malte e lúpulo, deixando-a com sabor amargo e bem aromatizado, além de possuir coloração dourada e seu creme (espuma) tem uma ótima formação. Isto tudo fazem desta cerveja bastante equilibrada, saborosa e refrescante.

O precioso líquido da Czecvhar é “embalado” em uma garrafa elegante de 500ml, possui teor alcoólico de 5% e deve ser servida na temperatura entre 0º e 4º. Os copos para degustação mais indicados são: Tulipa e Flauta. Vale lembrar que para quem, assim como eu coleciona os copos das cervejas (depois postarei aqui uma foto de minha coleção), a Czechvar possui seu copo estilizado, com 400ml com sua logomarca na frente e a borda dourada. O Kit Czechvar pode ser encontrados em lojas ou sites especializados em cervejas.

Para acompanhar a degustação sugiro-lhes: amendoim, batata frita, queijo cheddar, frango assado ou frito, linguiça de frango, pizza, feijoada, churrasco, camarão e carangueijo.

Agora vocês já podem ir à loja mais próxima, comprar e degustar essa maravilhosa cerveja Tcheca.

3 comentários:

  1. Opa, só faltou falar o local aqui na Paraíba, precisamente em João Pessoa, onde podemos degustar de tão excitante cerveja meu nobre amigo Ivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Tácio,
      A Czechvar é vendida aqui em João Pessoa, apenas no supermecado Pão de Açúcar, agora se você procura o Kit do copo e da cerveja, ai só em sites especializados em cervejas, pois infelizmente aqui em João Pessoa o mercado está começando a se desenvolver agora.
      Grato por sua participação, espero que continue a acessar e interagir com o Blog.

      Excluir
  2. Bela cerveja

    O que impressiona nesta cerveja é o aroma floral e o amargor do lúpulo, com uma drinkability excelente.

    ResponderExcluir