sábado, 19 de maio de 2012

Você sabe o Copo certo para sua cerveja?


No post Tipos de Cervejas falei que falaria no próximo sobre os tipos de copos que cada cerveja deve ser servida e degustada. Vamos a ele então.

É importante que você saiba, que se deve beber uma determinada cerveja em seu copo específico. Não, isso não é nenhuma frescura. Os copos certos fazem com que você leitor possa degustar sua cerveja de forma mais prazerosa, aproveitando tanto o visual como o aroma da cerveja. Capa copo possui um formato diferente para além de fazer com que a espuma fique da altura ideal, também influir na forma com que você irá apreciar o aroma da cerveja.

- E apreciar o aroma e fazer a espuma ideal é mais importante que beber a cerveja?

Claro que não, todavia volto a lembrar que este blog é para apreciar uma boa cerveja e não beber a maior quantidade de cerveja que uma pessoa possa aguentar. Sendo assim, sentir o aroma e considerar o visual que a cerveja faz no copo é tão importante como apreciar seu tão saboroso líquido.

Vejamos então os tipos de copos para beber cerveja:


Pilsner – chamado por nós brasileiros erroneamente de tulipa, esse copo é idela para cervejas, como o próprio nome sugere, tipo Pilsen.








Lager - bastante confundido com o copo Pilsner, este copo é tradicionalmente usado para servir nossos chopps. A principal diferença entre o copo Lager e Pilsner é que este tem a boca mais aberta e aquele mais fechada.







Caldereta – este copo pode ser utilizado para degustar uma cerveja Lager escura ou uma India Pale Ale. É um copo relativamente pequeno com apenas 300 ml.





 
 


Pint – conhecido também pelo nome de Becker, este copo, muito comum na Inglaterra e Irlanda, é ideal para cervejas tipos Stouts.









Weizen – é o copo perfeito para as cervejas de trigo tipo Weissbier, permite que se despeje toda a cerveja no copo, estimando como a cerveja se adapta perfeitamente ao copo, fazendo um creme (espuma) bonito de se apreciar antes de degustrar.









Tulipa – a verdadeira Tulipa foi desenhada para as cervejas tipo Belgian Strong Ale que possuem bastante espuma. O formato da Tulipa além de elegante é precioso pois permite que se verifique a evolução da espuma.







 Cálice – a tão preciosa cerveja Trapista não poderia ter copo mais qualificado do que este. O cálice além de belos, são desenhados para proporcionar a beleza do visual da Trapista, além de possibilitar uma melhor asssimilação do aroma que cervejas deste tipo nos proporciona.







Flauta – copo ideal para cervejas do tipo Lambic, Gueuze e Faro.










   Caneca – são geralmente de vidro grosso e robusto, possuem tamanhos variados, perfeito para beber Chopp.









Mass – é semelhante a caneca, é bastante comum na Alemanha, este copo não tem um tipo específico de cerveja, é bastante usado em festas por bebedores interessados em beber a maior quantidade de cerveja possível.








Yard – lembra um tubo de laboratório, é ideal para cerveja tipo Belgian Gold Strong Ale.








 
Taça – assim como o copo Mass, a taça não está ligado a um tipo de cerveja específico, todavia a elegância em sua forma tem cada vez mais aumentando seu uso no mundo das cervejas.





Tumbler – são robustos e pesados perfeitos para cervejas tipo Stout e Witbier.










Cilíndrico – permitem uma boa formação de espuma, todavia não ajuda no desenvolver do aroma, copo ideal para cervejas tipos Altbier e Kolsh








 Conhaque – como podemos observar pelo nome, este copo é usado para conhaque, são indicados para cervejas fortes, do tipo Eisbock, Imperial Stouts. Seu desenho permite que o degustador,aprecie o aroma ao fazer leves movimentos circulares no copo, além de ajudar na evolução da espuma.






Agora que você já conhece os tipos de cervejas e seus copos ideais, sugiro entrar nesse mundo novo que vou lhe apresentar. Tenha paciência, não beba em excesso e procure degustar as cervejas e não apenas ingeri-las. 

Sim, só mais uma coisa. O ideal é que você deguste um estilo de cerveja por vez, todavia, caso decida por mais de um, a dica para limpar seu paladar entre uma cerveja e outra é comer uma bolacha cream-cracker e beber um copo de água.

Para esse post, usei referências dos sites:
http://www.imigrantesbebidas.com.br
http://www.eladela.com.br
http://www.brejas.com.br
 

2 comentários:

  1. Post com informação valiosíssima!
    Adoramos!
    Abraços (Renata e Danilo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata e Danilo,
      Obrigado pela presença aqui no blog, vocês dois fazem parte do blog, afinal várias das cervejas que eu postarei aqui foi degustada na presença de ambos.
      Forte abraço

      Excluir