sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tipos de cervejas


Antes de falar especificamente de uma cerveja, é preciso primeiro que eu apresente cada tipo de cerveja e em qual copo esta ou aquela cerveja deve ser servida. 

- O que, você não sabia que existe um copo específico para beber uma determinada cerveja?

Pois é, até pouco tempo também não sabia disso e antigamente bebia cerveja ou diretamente nas latinhas ou long neck ou (pasmem) em copos descartáveis, todavia, isso agora é passado e hoje apresentarei não todos, mas os mais conhecidos tipos de cervejas e em um post futuro os tipos de copos/taças.

Como disse não apresentarei todos os tipos de cervejas, pois há um número bastante extenso, porém irei tratar aqui das mais conhecidas, são elas: Lager, Ale, Lambics, Trapista e Abbey.

Lagers

As cervejas tipo lagers, são as cervejas mais conhecidas do público, sendo as mais consumidas no mundo todo. Essa cerveja surgiu na Europa Central há aproximadamente 6 ou 7 séculos. São cervejas de baixa fermentação e com graduação alcoólica entre 4 e 5%. Esse tipo de cerveja possui alguns subtipos, vejamos os mais conhecidos: Pale lagers, Dark lagers e Bock.

A Pale lagers são cervejas claras, e possui vários subtipos: Pilsener (Czechvar), American Lager (Budweiser), Premium (Heineken), Helle (Hofbräu Original) e a Dry Beer (cerveja originária do Japão).

As Dark Lagers são cervejas escuras, seus subtipos são: Munchener Dunkel (Warsteiner Dunkel), Schwarzbier (Petra premium, Eisenbanh Dunkel) e a Malzebier (Brahma malzebier).

O último subtipo da cerveja Lagers que falaremos aqui é a Bock, lembre-se que estou falando apenas das mais conhecidas, há mais alguns subtipos lagers por ai, são cervejas avermelhadas que possuem uma graduação alcoólica um pouco elevada, tendo como exemplo aqui no Brasil a Kaiser Bock.

Ale

A cerveja tipo Ale diferencia-se das cervejas tipo Lagers por conta da fermentação. A fermentação desta inicia com temperatura mais baixa, já aquela inicia a fermentação em temperatura alta. Por conta da alta temperatura em que é fermentada, além dos sabores complexos, maltados e lupulados, fazem das cervejas tipo Ale serem mais encorpadas e vigorosas. São subtipos da cerveja tipo Ale: Pale Ale, Scotch Ale, Strong Ale, Belgian Strong Ale, Weissbier e a Stout.

As Pale Ale são cervejas claras, com graduação até 6%, possui alguns subtipos: American Pale Ale (Stone Pale Ale), English Bitter (Bishop Finger), Belgian Pale Ale (Eisenbahn pale ale), Belgian Blon Ale (La Trappe Blond) e a India Pale Ale (Colorado Indica).

A cerveja Scotch Ale são ales originárias da Escócia, um exemplo dela é a Mac Queen’s Nessie.

As cervejas Strong Ales possuem uma variação grande de cervejas e tem graduação alcoólica que variam entre 6 e 12%, um exemplo deste subtipo Ale é a cerveja Baden Baden Red Ale.

A Belgian Strong Ale, as Strong Ale produzidas na Bélgicas e possuem características diferenciadas delas, por isso ela é classificada de forma separada. A Belgian Strong Ale possui alguns subtipos, são eles: Dubbel (2x mais maltes, ) Trippel (3x mais maltes) Quadrupel (4x mais maltes), Dark Strong Ale (cerveja escura, forte e encorpada) e a Golden Strong Ale (Duvel).

A Weissbier são as cervejas feitas a base de trigo, sua maior produção é feito na Alemanha, são geralmente claras e opacas, um exemplo é a boa cerveja Erdinger.

A Stout é uma cerveja negra e opaca, dotada de forte sabor do chocolate, café e malte tostado, a Wäls Pretroleum é um excelente exemplo para cervejas deste tipo.

Lambics

As cervejas tipos Lambics são feitas de trigo e possuem uma fermentação espontânea a cargo dos agentes naturais, possui os seguintes subtipos: Lambic-Fruit, Gueuze e Faro.

A cerveja Tipo Lambic-Fruit, são cervejas que são adicionadas frutas em sua fermentação, um excelente exemplo dela é a Kriek Boon, uma cerveja excepcional.

A Gueuze é uma extremamente nova, algumas cervejas Gueuze se assemelham aos espumantes, tendo inclusive em sua maioria sendo engarrafadas em garrafas do tipo destas.

A cerveja tipo Faro é acrescentada açúcar, tornando esta mais saborosa e leve. A Lindemans Faro é uma boa opção de Lambic-Faro.

Trapistas e Abbey
 
As cervejas estão divididas nesses 3 estilos. Entretanto, preciso fazer referência aqui as cervejas chamadas Trapistas e Abbey, que possuem características peculiares, além de serem bastante famosas.

As cervejas Trapistas são consideradas as melhores cervejas do mundo por alguns especialistas. Esta cerveja é produzida em pequena escala no interior de mosteiros e possui um forte controle em sua fabricação.

- Espera um pouco, você disse cerveja fabricada em mosteiros, são os monges que a produzem?

Isso mesmo amigos os monges bebem e também produzem as cervejas. E já que os monges não visam o lucro, eles produzem a cerveja Trapista apenas para manter o funcionamento e a manutenção dos mosteiros, fazendo com que este tipo de cerveja seja difícil de se encontrar no mercado. Uma cerveja famosa trapista é a La Trappe.

A diferença entre a cerveja Abbey e a Trapista é que esta possui um controle forte em sua produção, sendo permitido a fabricação apenas dentro nos mosteiros e aquela pode ser produzida fora dos mosteiros (ou abadias), nas grandes fábricas, entretanto é preciso que a receita original tenha origem em um mosteiro (abadia). A cerveja La Divine é uma boa opção para quem procura uma cerveja Abbey.

Bem esses são os tipos de cervejas mais conhecido. Em um post futuro irei falar das taças e copos específicos para cada estilo de cerveja. 

Usei como referência para este post os sites:
www.wikipedia.com
www.brejas.com.br

2 comentários:

  1. Experimentei a cerveja London Pride em um pub em Londres. É uma Ale Premium de cor escura, muito boa, ainda mais se acompanhada pelo tradicional petisco inglês: Fish & Chips.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Dimitri, você tomou uma Pale Ale conhecida como English Pale ale ou English Bitter. Já tive o prazer de degustar uma cerveja desse tipo, a Bishop Finger, que era bastante saborosa, irei falar sobre esta cerveja em alguns dias.
      Sobre a London Pride, ela está na minha lista de degustação, poderei falar um pouco mais sobre ela depois.
      Espero contar sempre com sua participação aqui no blog.
      Forte abraço

      Excluir