sábado, 7 de setembro de 2013

Dia da Independência!

Hoje 7 de setembro é o dia da Independência do Brasil, dei uma pausa nos estudos para escrever sobre cervejas nacionais.

O Brasil vive uma revolução de cervejas artesanais, onde as micros e pequenas cervejarias estão se destacando e criando cervejas inovadoras com bastante qualidades. O problema é que elas sofrem de um mal que atinge todos os brasileiros: a alta carga tributária.

Com essa alta tributação o preço final das cervejas artesanais é repassado para nós consumidores. Desta forma, as cervejas nacionais acabam perdendo mercado para as brejas internacionais que chegam aqui no Brasil com preços mais em conta do que muitas das nossas nacionais.

Li que os empresários do ramo das cervejas artesanais, estão pressionando o governo para que cheguem a uma solução para esse problema. Espero que realmente aconteça e que os preços das cervejas nacionais baixem, fazendo com que o consumo delas aumentem e consequentemente tenha tenhamos mais e mais micros e pequenas cervejarias.

Pensando em oferecer algumas opções de cervejas nacionais para vocês, fui verificar nos estabelecimentos que vendem cervejas aqui da cidade e fiz uma rápida pesquisa sobre algumas cervejas nacionais que se é possível encontrar por essas bandas. Não foi uma tarefa fácil já que as opções são poucas e em alguns lugares os preços não tão justos (em negrito onde tem o melhor preço).

Colorado Indica

Estilo: India Pale Ale
ABV: 7,5%
Onde encontrar: Pão de açúcar, Posto Kennedy.


Way Beer American Pale Ale

Estilo: American Pale Ale
ABV: 5,2%
Onde encontrar: Mr. Beer.


Colorado Demoiselle

Estilo: Porter
ABV: 6%
Onde encontrar: Mr. Beer e Posto Kennedy.

4 comentários:

  1. Por quanto vc achou a Colorado Indica??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Luiz,
      eu comprei no Pão de açúcar por R$ 14,90. No Posto Kennedy está por R$ 28.
      Abraço

      Excluir
  2. Ivo, a Bodebrown e a Bamberg são também exemplos de ótimas cervejarias nacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Eduardo,
      Concordo com vc em relação a Bamberg (a bodebrown ainda não bebi nenhuma, um grande vacilo eu sei) e vou mais além a Wals tbm faz belas cervejas, mas a minha intenção foi de mostrar as opções nacionais que podemos encontrar aqui em nossa cidade, o que convenhamos não é muita coisa.
      Abraço

      Excluir