sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Deus Brut des Flandres

Uma das brejas que mais despertou minha atenção quando entrei no mundo mágico das cervejas especiais foi sem dúvida a cerveja belga Deus Brut des Flandres. Tanto pelo forte nome, que causa impacto em qualquer um, quanto pelo alto valor.

A cerveja Deus Brut des Flandres é da cervejaria belga Bosteels Brewery, fundada em 1791. A cervejaria produz outras brejas, dentre as quais, uma já tratada aqui no MESA DE BAR com Ivo Medeiros, a Tripel Karmeliet.

O método de criação da Deus Brut des Flandres é bem diferenciado. O processo começa na Bélgica como qualquer cerveja, depois disso é transferida para França onde passa por um procedimento de champenoise, sendo fermentada em caves dos melhores espumantes franceses.

A Deus Brut des Flandres era um misto de sentimentos, uma vez que impactado pelo nome da breja eu tinha uma grande vontade de degustá-la, todavia o alto valor cobrado acabava me afastando da famosa cerveja belga.

Então no meu aniversário de 2013, o grande amigo Tácio Sousa me presenteou com uma garrafa. Na hora, quem estava presente é testemunha e viu que fiquei completamente desnorteado e atônito com o presente, tamanha era minha alegria e empolgação.

A Deus é do estilo Bière de Champagne / Bière Brut com 11,5% de teor alcoólico. Sua coloração é dourada com uma boa formação de espuma branca dá uma bela aparência a breja. É uma cerveja diferente e bem complexa. No aroma e sabor se destaca notas frutadas e florais, com um pouco de manjericão. O álcool é bastante perceptível na garganta. Em suma, é diferente de todas que já degustei até hoje, uma cerveja ímpar.

Para uma melhor degustação da Deus Brut des Flandres, é indicado bebê-la na temperatura entre 0 e 4ºC no copo do tipo flauta (copo de espumante). Deve ser harmonizada com queijo brie, gouda, gruyère e gorgonzola, pato, peru, codorna, massas com molho de tomate ou ao pesto, caviar, salmão, rosbife, truta e peixe frito.


Cheers!!! 

Um comentário:

  1. Essa cerva tem um toque muito bom. Fiquei feliz que gostou! Inclusive a vendedora tb hehehehe

    ResponderExcluir